terça-feira, 17 de abril de 2018

O PROJETO QUE FAZ A DIFERENÇA!!!


ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO LOPES
A ARTE DE RECONTAR HISTÓRIAS
SACOLA LITERÁRIA


  


     PROJETO DE LEITURA/2018 





“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
(Mario Quintana)

PROBLEMATIZAÇÃO: A arte de recontar histórias

PÚBLICO ALVO: alunos da educação infantil
DURAÇÃO: 4 semanas


APRESENTAÇÃO

Vivemos num mundo onde o ato de ler histórias e saber recontá-las  está embrulhada num contexto fora do comum. A sociedade de hoje vive a era digital, onde os livros são basicamente esquecidos e as famílias estão a cada dia se distanciando mais desse lindo universo que pode ser proporcionado a criança, especialmente as que frequentam a educação infantil que trás consigo toda magia e encanto de esperança e sonhos.
Percebendo essa dificuldade dos alunos em reproduzir ou recontar histórias, esse Projeto foi elaborado em conjunto com os professores e equipe gestora e amigos da escola, ouvindo as sugestões dos pais e demais funcionários para resgatar e ampliar a conhecimento através do ato de ler e recontar histórias literárias.
Acredita-se que através desse projeto, o aluno se sinta estimulado a buscar nos livros, com apoio de sua família, momentos divertidos, prazerosos e de muito conhecimento através da leitura, levando-os a compreenderem melhor o contexto o qual vivem, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo através do ato de ouvir e recontar histórias.
Depois de elaborado e aprovado pela equipe escolar, o mesmo ficará exposto na escola onde todos possam conhecer melhor as regras e a problemática em si.
                
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado grande parte dos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto.
Diante dessa realidade, Levando em consideração a qualidade do ensino que se quer oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, esse projeto deverá auxiliar no estímulo a leitura, no resgate do valor da mesma, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem momentos que possam despertar neles o gosto de ler e recontar histórias.
 Esse projeto ja é realizado na escola  há alguns anos e é aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos alunos, pais e comunidade escolar, pois além de melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos, há uma grande participação dos pais no mesmo
A premiação ficará a cargo da Equipe Escolar, secretaria municipal de educação e amigos da escola.


OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é incentivar,  motivar e resgatar o hábito da leitura literária dos educandos através de uma dinâmica que envolverá professores, equipe gestora/pedagógica e pais de alunos da educação infantil
   
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Regatar a leitura literária;
ü Compreender a leitura;
ü Estimular o hábito de ler;
ü Resgatar valores através da leitura de livros;
ü Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação
ü Despertar o interesse pela leitura e pela escrita;
ü Fazer com que os alunos tenham mais facilidade no ato de recontar histórias;
ü Incentivar todos os alunos a participar;
ü Aproximar pais da escola;
ü Fortalecer vínculos entre pais e filhos.
METODOLOGIA
ü Envolver todos os alunos;
ü Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos quanto ao ato de ler para que os mesmos recontem a história ouvida;
ü Incentivar os pais a assistirem  o dia em que seu filho for recontar história para os coleguinhas;  
ü Expor o projeto  onde os pais e  comunidade em geral poderão ter acesso a ele;
ü Premiar todos alunos pela participação no projeto;
ü Divulgar por escrito em mural, facebook e no blog os nomes dos alunos;
ü Preparar um local especial na própria sala de aula para os alunos recontarem suas histórias.
ü A  professora sempre estará enfatizando a importância da leitura visando uma maior conscientização sobre sua importância;
ü Após as leituras semanais, os alunos podem compartilhar o que leu e aprendeu na roda da conversa;
ü Serão também confeccionados  pelos alunos, durante as aulas de Artes as ilustrações de algumas histórias;
ü Os alunos levarão para casa na maleta livros retirados da Biblioteca para lerem com as famílias; 
RECURSOS HUMANOS:
ü Professores;
ü Coordenadora Pedagógica;
ü Diretora e secretária;
ü Alunos;
ü Pais ou responsáveis;
ü Amigos da escola.
RECURSOS MATERIAIS:
ü   Livros Literários infantis;
ü   Maleta literária;
ü   Som;
ü   Prêmios.
ü   Cartazes;
ü   Lápis;
ü   Borracha;
ü   Caderno de desenho;
ü   Lápis de cor;
ü   Giz de cera;
üXerox.

AVALIAÇÃO:
Avaliar o desenvolvimento dos alunos durante o projeto, verificando a se o objetivo proposto foi alcançado. Analisar o que deu certo ou errado e fazer as devidas alterações, aperfeiçoando o projeto para que o mesmo seja aplicado novamente no ano seguinte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed., São Paulo: Cortez, 2001.

 GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2a ed., Cascavel: Assoeste, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.