segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROJETO SOLETRANDO/2015

ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO LOPES.



PROBLEMATIZAÇÃO: Deficiência ortográfica






APRESENTAÇÃO

Projeto foi elaborado em conjunto com os professores e equipe gestora, ouvindo as sugestões dos pais e demais funcionários. Foram feitas algumas alterações nos projetos anteriores que obteve grande sucesso e para que prevaleça a competição saudável geradora de uma aprendizagem significativa.
Depois de elaborado e aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter acesso e também no blog da escola: escolafdeassis..

                

JUSTIFICATIVA


        
O soletrando é realizado todos os anos em nossa escola e é aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos alunos, pais e comunidade escolar, pois além da emocionante competição há evidência de melhora significativa  na aprendizagem dos alunos. A disputa será por serie/ano escolar.
Promoveremos uma competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada série que obtiverem mais pontos serão os finalistas.
A premiação ficará a cargo da Equipe Escolar em concordância com os pais dos alunos.







OBJETIVO GERAL


O objetivo deste é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das mesmas.
   


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·        Sanar dificuldades ortográficas;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
·        Compreender o significado das palavras;
·        Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
·        Incentivar todos os alunos a participar;
·        Conhecer algumas palavras  do novo acordo ortográfico;
·        Desenvolver o espírito competitivo.

METODOLOGIA



·        Envolver todos os alunos na competição;
·        Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos  na memorização das palavras;
·        Escolher as palavras de acordo com o nível da turma.
·        Entregar a lista  das palavras com antecedência aos alunos;
·        Incentivar os pais a assistirem a competição;  
·        Expor o projeto soletrando onde os pais e  comunidade em geral poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);
·        Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
·        Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
·        Realizar simulados da competição em sala de aula;
·        Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
·        Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada série;
·        Divulgar por escrito em mural, facebook e no blog os nomes dos alunos campeões;
·        Preparar um local especial para os pais assistirem o campeonato.


     

REGULAMENTO

1ª e 2ª etapa


·        A gincana soletrando” será uma competição realizada por série e turno escolar;
·        Podem participar todos os alunos matriculados (do 1º ao 5º ano);
·        O professor  regente ficará responsável por elaborar a lista de palavras de acordo com o nível da série.
·        Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
·        Levar microfone para sala de aula na 1º e 2º etapa;
·        A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor com supervisão das coordenadoras da escola, secretária e do diretor;
·        É necessária a presença de  pelo menos um funcionário na sala para que a competição aconteça;
·        Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência mínima de sete (7)dias da data marcada para cada etapa;
·        Em cada etapa serão: 35 palavras para o 1º ano, 45 palavras para o 2º ano, 50 palavras para o 3º ano, 4º ano e 5º ano;
·        A ordem de iniciar o soletrando será por ordem alfabética;
·        Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        A 1ª etapa será realizada nos dias 05 de novembro.
·        Na 1ª etapa não haverá eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4(quatro) rodadas;
·        Cada acerto valerá um (1) ponto;
·         Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a chance posteriormente; nas demais etapas não terá  segunda  chance, pois  será fase classificatória e de premiação;
·        Na 2ª etapa os alunos finalistas terão sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada série/ano;
·        A 2ª etapa será realizada no dia 12 de novembro;.
·        Na 2ª etapa todos os alunos participarão e serão cinco (5) rodadas. No fim da quinta (5ª) rodada de acordo com a somatória serão classificados para a grande final os  cinco(5) alunos que obtiverem mais pontos;
·        Se ocorrer empate, será colocado na caixinha as palavras da 1ª e 2ª etapa sendo feita 5(cinco) rodadas;
·        Persistindo o empate, será entregue aos alunos uma lista de palavras extras para serem soletradas no dia seguinte;
·     Fica estabelecido que o número serão35 (trinta e cinco) palavras extras para o 1º e 2º ano. 50 (cinquenta) palavras extras para 3º, 4º e 5º ano.
·     Se ainda persistir o empate após a soletração das palavras extras, o professor ficará responsável por organizar  após a soletração das palavras extras 15 (quinze) palavras surpresas que estejam dentro do cotidiano do aluno para serem soletradas ali naquele momento. Os alunos deverão descansar 10 minutos antes da soletração.










REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
DIA 19 DE NOVEMBRO


·        A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano escolar;
·        Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
·        Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer a mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
·        A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
·        Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três(3) componentes mais o professor regente. Todos  receberão  uma lista com as palavras na ordem do diário para acompanhamento;
·        Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
·         Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
·        O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno será obrigado a utiliza-lo;
·        Se ocorrer qualquer problema técnico  com o som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova oportunidade;
·        Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
·        O  professor regente ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
·        A competição iniciará por série e os alunos participarão  em ordem alfabética;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        Se  o aluno  começar a soletrar e   pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        O aluno que errar será eliminado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
·        A competição acabará quando encontrar os três (3)  primeiros colocados (de acordo com a classificação);
·        Na final serão realizadas 10(dez) rodadas, se não encontrar o vencedor, a competição irá para as palavras surpresas.
·        Para critério de desempate haverá palavras surpresas, as mesmas serão feitas pelo o professor que guardará sigilo absoluto e só serão entregues na hora que encerrar a competição e não encontrar o vencedor;
O número de palavras surpresas serão 35 para 1º e 2º ano  e 50 para 3º, 4º e 5º ano. .Se ainda permanecer o empate, o professor recorrerá ao dicionário e organizará 15 (quinze) palavras de acordo com o grau de conhecimento da série. ·  A competição final será realizada por  turno e série  e serão  premiados do 1º ao 3º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 caixa de bombom), 2º e 3º lugar( 1 medalha e 01caixa de bombom), 4º e 5º lugar (medalha e caixa de bombom);
·        Relatar no final da competição a premiação de cada um;
·        Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
·        Por fim os alunos finalistas e vencedores terão seus nomes e classificação  divulgados no mural, facebook  e blog da escola.














CRONOGRAMA
DO PROJETO SOLETRANDO


DIVULGAÇÃO
26/10 À 19/11

ENTREGA DE PALAVRAS
1ª ETAPA: 05/11
2ª ETPA: 12/11
Final: 19/11

Matutino/vespertino

Sugerimos entregar as palavras aos alunos dia 19/10/2015 (segunda-feira).
1ª Etapa
DIA: 05  de Novembro de 2015  / quinta-feira  (1º, 2º, e 3º,4º e 5º ano), podendo haver flexibilidade na data.
                   
2ª Etapa


Sugerimos entregar as palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.

DIA: 12 de Novembro de 2015 / quinta-feira  (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano). Podendo haver flexibilidade na data.

                   *Rodadas extras para desempate  2ª etapa.

                  Dia: 06(sexta-feira) 1º ao 5º ano.
                  
Dia 19 de Novembro (quinta-feira) final projeto soletrando








RECURSOS HUMANOS:


·        Professores;
·        Coordenadoras Pedagógicos;
·        Diretor e secretária;
·        Alunos;
·        Pais ou responsáveis.



RECURSOS MATERIAIS:


·        Dicionário;
·        Banco de palavras;
·        Máquina Fotográfica;
·        Som;
·        Microfone;
·        Prêmios.


AVALIAÇÃO:

Avaliar o desenvolvimento dos alunos durante a competição, verificando a aprendizagem proporcionada através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões, etapas estabelecidas no projeto  e relatórios. Analisar o que deu certo ou errado e fazer as devidas alterações, aperfeiçoando o projeto para que o mesmo seja aplicado novamente no ano seguinte.



ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO LOPES
PALAVRAS DO SOLETRANDO
1ª ETAPA DIA 05/11/2015     4º ANO PROFª ALESSANDRA(APOIO DA JADI)
01 – PACA
19-RIO
02- FOCA
20-SALA
03-BULE
Caixa de texto: Senhores Pais/responsáveis estudem e incentivem seu(a) filho(a) 
a estudar as palavras propostas. Informamos que o projeto se encontra
disponível no site da esola que é: escolafdeassis e no mural da mesma.
Estamos a disposição para qualquer esclarecimentos.


Atenciosamente
Equipe gestora/2015
04-PIPA

05-NATA

06-MOLA

07-REMO

08-REDE

09-RATO

10-ROLO

11-SAPO

12-SACO

13-SINO

14-SUMO

15-BOTA

16-RIMA

17-BOLA

18-REI







Escola Municipal Francisco de Assis Coelho Lopes
SOLETRANDO/2015
Lista de Palavras para 1ª etapa soletrando dia 05/11/2015 2º ano professoraEdileuza
1- DEDAL
17- PALHAÇO
33- PIPOCA
2- CANIVETE
18- CHUPETA
34- COMIDA
3- PALITÓ
19- ASSADEIRA
35- CANETA
4- PORTÃO
20- GUITARRA
36- BEBIDA
5- BÊBADO
21- PESCADOR
37- GELO
6- JABUTICABA
22- MOSQUITO
38- CAVALO
7- FÁBULA
23-CARROSSEL
39- CAPIM
8- GERENTE
24- HORTA
40- SORTE
9- CIDADE
25- MANHÃ
41- CHOCOLATE
10- CANJICA
26- ORELHÃO
42- SUBIDA
11- CEBOLINHA
27- RAMALHETE
43- CHAVE
12- ABRAÇO
28- CAMPO
44- TOSSE
13- RELÓGIO

29- BOMBOM
Senhores Pais/responsáveis
Pedimos sua colaboração para eu ajude e incentive seu(a) filho(a) a estudar as palavras propostas. Informamos que o projeto está disponível no site daescola que é escolafdeassis e no mural da escola.
Estamos a disposição para qualquer esclarecimentos.
Atenciosamente
Equipe gestora/2015
 
45-SALADA
14- GELADEIRA
30- AQUARELA

15- RETALHO
31- SABONETE

16- GARRAFÃO
32- COCADA






Escola Municipal Francisco de Assis Coelho Lopes
SOLETRANDO/2015
Lista de Palavras para 1ª etapa soletrando dia 05/11/2015 3º ano professora Vera Lúcia
1- ABOLIÇÃO
19- ILUSTRAÇÃO
37- ROBÔ
2- ACESSÓRIO
20- INCLUIR
38- SENZALA
3- BARULHO
21- JOALHEIRO
39- SÍLABA
4- BATALHÃO
22- JÚPITER
40- TERCEIRO
5- BEIJA-FLOR
23- LÁBIO
41- TIGELA
6- CADÁVER
24- LEGUME
42- UMBIGO
7- CONSTRUÇÃO
25- MAMÍFERO
43- USINA
8- DICIONÁRIO
26- MERGULHAR
44- VALIOSO
9- DROMEDÁRIO
27- MIGRAR
45- VERBAL
10- EDIFÍCIO
28- NARRADOR
46- XAMPU
11- EMERGÊNCIA
29- NEGATIVO
47- XERETA
12- FÁBULA
30- OCEANO
48- ZANZAR
13- FÍSICA
31- OBRIGADO
49- ZELAR
14- FLEXÍVEL
32- PAJÉ
Senhores Pais/responsáveis
Pedimos sua colaboração para eu ajude e incentive seu(a) filho(a) a estudar as palavras propostas. Informamos que o projeto está disponível no site da escola que é escolafdeassis e no mural da escola. Estamos a disposição para qualquer esclarecimentos.
Atenciosamente
Equipe gestora/2015
 
50- ZEROU
15- GLICOSE
33- PANDEIRO

16- HASTEAR
34- QUARTEL

17- HÉLICE
35- QUEIJO

18- HIENA
36- RECHEIO



Escola Mul. Francisco de Assis Coelho Lopes.


SOLETRANDO 2015
(3º ANO vespertino -professor DEUSIMAR

Lista de Palavras para a 1ª etapa do soletrando dia 05 /11/2015
1
AMENDOIM
26
INCÊNDIO


Senhores Pais/Responsáveis:

              Estamos iniciando o Projeto Soletrando/2015.
               Viemos pedir sua colaboração para que ajude e incentive seu (a) filho(a) a estudar as palavras propostas.
                 Informamos que o regulamento está disponível na Escola,
        Estamos a disposição para qualquer dúvida.


              Atenciosamente
Equipe Gestora/2015           



ESTUDE BASTANTE E BOA SORTE!!!

2
ARMÁRIO
27
INTERESSE
3
AZULEJO
28
JESUS
4
BOCHECHA
29
LÂMPADA
5
BRASIL
30
LINGUIÇA
6
CAPATAZ
31
MOCHILA
7
CARROÇA
32
NECESSÁRIO
8
CIÊNCIAS
33
OLFATO
9
ELETRICISTA
34
PARÁGRAFO
10
ENXAGUAR
35
PASSAGEIRO
11
EXERCÍCIOS
36
PEDESTRE
12
FAMÍLIA
37
PÊSSEGO
13
FARMÁCIA
38
PORTUGUÊS
14
FEIJOADA
39
PROBLEMA
15
FRANCISCO
40
SEMÁFORO
16
GAGUEJAR
41
SESSENTA
17
GIRASSOL
42
SORRISO
18
GOSTOSURA
43
SUCESSO
19
GUITARRISTA
44
TELEVISÃO
20
HÁBITO
45
TEMPORAL
21
HEPATITE
46
TRÂNSITO
22
HOLOFOTE
47
TRICÔ
23
HOMEM
48
VASSOURA
24
HOSPITAL
49
VERTICAL
25
HOTELEIRO
50
XÍCARA




PALAVRAS PARA A 1ª FASE DO SOLETRANDO 2015
4º ANO MATUTINO – PROFª.: MARIA APARECIDA

1- ABUNDANTES

26- PACÍFICO
2- ALUMÍNIO
27- PENÚLTIMA
3- AMÉRICA
28- PERMANENTES
4- ANTEPENÚLTIMA
29- PETRÓLEO
5- ATMOSFERA
30- PRESERVAÇÃO
6- CARBÔNICO
31- PRIMÁRIA
7- CONTINENTES
32- RENOVÁVEIS
8- CROSTA
33-SATÉLITES
9- DICIONÁRIO
34- SECUNDÁRIA
10- ERUPÇÃO
35- SERINGUEIRA
11- EXISTÊNCIA
36- SÍLABA
12- FLORESTAS
37- SILÁBICA
13- FOTOSSÍNTESE
38- SISMÓGRAFOS
14- HÍDRICOS
39- SOLIDÁRIO
15- HIDROGRAFIA
40- SUBTERRÂNEAS
16- INTERMEDIÁRIO
41- SUPERFÍCIE
17- JUSTIÇA
42- TEMPERATURA
18- LÁTEX
43- TEMPORÁRIO
19- MAGMA
44- TERREMOTOS
20- MAIÚSCULA
45- TERRESTRE
21- MANGANÊS
46-TERRITÓRIO
22- MAREMOTOS
47- TÔNICA
23- MINÚSCULA
48- TRANSMISSOR
24- NITROGÊNIO
49- ÚLTIMA
25- OXIGÊNIO
50- ULTRAVIOLETA
Senhores Pais/responsáveis
Pedimos sua colaboração para eu ajude e incentive seu(a) filho(a) a estudar as palavras propostas. Informamos que o projeto está disponível no site da escola que é escolafdeassis e no mural da escola. Estamos a disposição para qualquer esclarecimentos.
Atenciosamente
Equipe gestora/2015
Escola Mul. Francisco de Assis Coelho Lopes.
SOLETRANDO 2015
5º ANO matutino/vespertino -professora Almerinda

Lista de Palavras para a 1ª etapa do soletrando dia 05 /11/2015
1
ASTRONAUTA
26
AFRO-BRASILEIRA


Senhores Pais/Responsáveis:

              Estamos iniciando o Projeto Soletrando/2015.
               Viemos pedir sua colaboração para que ajude e incentive seu (a) filho(a) a estudar as palavras propostas.
                 Informamos que o regulamento está disponível na Escola,
        Estamos a disposição para qualquer dúvida.


              Atenciosamente
Equipe Gestora/2015           



ESTUDE BASTANTE E BOA SORTE!!!

2
ATMOSFERA
27
SUBTRAÇÃO
3
ADJETIVO
28
ABOLICIONISTA
4
ALFÂNDEGA
29
SISMÓGRAFO
5
PROPAROXÍTONA
30
APTIDÃO
6
INTERRUPTOR
31
CHIMPANZÉ
7
HEMISFÉRIO
32
PROGRESSO
8
ADOLESCÊNCIA
33
SÊXTUPLO
9
EXTRAVAGÂNCIA
34
PRESIDENCIALISMO
10
ECOSSISTEMA
35
QUINTALZINHO
11
CORDILHEIRA
36
TROUXERA
12
ARQUIPÉLAGO
37
PROCESSO
13
HIDRELÉTRICA
38
CARRETÉIS
14
PENÚLTIMA
39
MULTIPLICATIVO
15
OXIGÊNIO
40
PARTIRÍAMOS
16
AGROINDÚSTRIA
41
OBLÍQUOS
17
PIAUIENSE
42
INSTITUCIONAIS
18
IRREDUTÍVEL
43
ESTÔMAGO
19
CAFEICULTURA
44
CRESCER
20
BIODIVERSIDADE
45
EQUIVALÊNCIA
21
DEMONSTRATIVO
46
DISCIPLINA
22
TRANSLAÇÃO
47
HECTÔMETRO
23
TECNOLÓGICO
48
PATRIOTISMO
24
ÓCTUPLO
49
INEXPLORÁVEL
25
DESMATAMENTO
50
SUBMÚLTIPLOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.