ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO LOPES.
APRESENTAÇÃO
Projeto foi elaborado
em conjunto com os professores e equipe gestora, ouvindo as sugestões dos pais
e demais funcionários. Foram feitas algumas alterações nos projetos anteriores
que obteve grande sucesso e para que prevaleça a competição saudável geradora
de uma aprendizagem significativa.
Depois de elaborado e
aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter
acesso e também no blog da escola: escolafdeassis..
JUSTIFICATIVA
O soletrando é
realizado todos os anos em nossa escola e é aguardado com muita ansiedade e
expectativa pelos alunos, pais e comunidade escolar, pois além da emocionante
competição há evidência de melhora significativa na aprendizagem dos
alunos. A disputa será por serie/ano escolar.
Promoveremos uma
competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não
haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada
série que obtiverem mais pontos serão os finalistas.
A premiação ficará a
cargo da Equipe Escolar em concordância com os pais dos alunos.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é
incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à
ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia
correta das mesmas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Sanar dificuldades ortográficas;
· Ampliar o vocabulário;
· Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
· Compreender o significado das palavras;
· Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das
palavras;
· Incentivar todos os alunos a participar;
· Conhecer algumas palavras do novo acordo ortográfico;
· Desenvolver o espírito competitivo.
METODOLOGIA
· Envolver todos os alunos na competição;
· Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar
seus filhos na memorização das palavras;
· Escolher as palavras de acordo com o nível da turma.
· Entregar a lista das palavras com antecedência aos alunos;
· Incentivar os pais a assistirem a competição;
· Expor o projeto soletrando onde os pais e comunidade em geral
poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);
· Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a
pontuação;
· Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
· Realizar simulados da competição em sala de aula;
· Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
· Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada série;
· Divulgar por escrito em mural, facebook e no blog os nomes dos alunos
campeões;
·
Preparar um local especial para os pais assistirem o campeonato.
REGULAMENTO
1ª e 2ª etapa
· A gincana “soletrando” será uma competição
realizada por série e turno escolar;
· Podem participar todos os alunos matriculados (do 1º ao 5º ano);
· O professor regente ficará
responsável por elaborar a lista de palavras de acordo com o nível da série.
· Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
· Levar microfone para sala de aula na 1º e 2º etapa;
· A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e
regida pelo professor com supervisão das coordenadoras da escola, secretária e
do diretor;
· É necessária a presença de pelo menos um funcionário na sala para
que a competição aconteça;
· Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência
mínima de sete (7)dias da data marcada para cada etapa;
· Em cada etapa serão: 35 palavras para o 1º ano, 45 palavras
para o 2º ano, 50 palavras para o 3º ano, 4º ano e 5º ano;
· A ordem de iniciar o soletrando será por ordem alfabética;
· Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
· As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada
pelo professor regente;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para
repetir, mas antes de iniciar a soletração;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la,
indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de
soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar,
caso aconteça a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser
soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico
(cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será
considerada errada;
· A 1ª etapa será realizada nos
dias 05 de novembro.
· Na 1ª etapa não haverá
eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4(quatro) rodadas;
· Cada acerto valerá um (1) ponto;
· Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou
transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a
chance posteriormente; nas demais etapas não terá segunda chance,
pois será fase classificatória e de premiação;
· Na 2ª etapa os alunos finalistas terão sua pontuação divulgada no pátio
em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada
série/ano;
·
A 2ª
etapa será realizada no dia 12 de novembro;.
·
Na 2ª etapa todos os alunos participarão e serão cinco (5) rodadas. No
fim da quinta (5ª) rodada de acordo com a somatória serão classificados para a
grande final os cinco(5) alunos que obtiverem mais pontos;
· Se ocorrer empate, será colocado na caixinha as palavras da 1ª e 2ª etapa
sendo feita 5(cinco) rodadas;
· Persistindo o empate, será
entregue aos alunos uma lista de palavras extras para serem soletradas no dia seguinte;
· Fica estabelecido que
o número serão35 (trinta e cinco) palavras extras para o 1º e 2º ano. 50 (cinquenta)
palavras extras para 3º, 4º e 5º ano.
·
Se ainda
persistir o empate após a soletração das palavras extras, o professor ficará
responsável por organizar após a
soletração das palavras extras 15 (quinze) palavras surpresas que estejam
dentro do cotidiano do aluno para serem soletradas ali naquele momento. Os
alunos deverão descansar 10 minutos antes da soletração.
REGULAMENTO DA GRANDE
FINAL
DIA 19 DE NOVEMBRO
· A grande FINAL será realizada no
pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano
escolar;
· Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será
realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da
competição;
· Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer a mesa
julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
· A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e
pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por
outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
· Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três(3) componentes mais
o professor regente. Todos receberão uma lista com as palavras na
ordem do diário para acompanhamento;
· Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno
inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório
do projeto;
· Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo
educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
· O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno será obrigado a utiliza-lo;
· Se ocorrer qualquer problema técnico com o som e os componentes da
mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova
oportunidade;
· Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo
com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
· O professor regente ficará responsável pela organização da
caixinha e das palavras da turma;
· A competição iniciará por série e os alunos participarão em ordem
alfabética;
· As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo
professor regente;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para
repetir, mas antes de iniciar a soletração;
· Se o aluno começar a soletrar e pronunciar a
palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la,
indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de
soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar,
caso aconteça, a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser
soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico
(cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será
considerada errada;
· O aluno que errar será eliminado. Se todos errarem terá nova rodada de
palavras a todos os participantes;
· A competição acabará quando encontrar os três (3) primeiros
colocados (de acordo com a classificação);
· Na final serão realizadas 10(dez)
rodadas, se não encontrar o vencedor, a competição irá para as palavras
surpresas.
· Para critério de desempate haverá palavras surpresas, as mesmas serão feitas pelo o professor que
guardará sigilo absoluto e só serão entregues na hora que encerrar a competição
e não encontrar o vencedor;
O número
de palavras surpresas serão 35 para 1º e 2º ano
e 50 para 3º, 4º e 5º ano. .Se ainda permanecer o empate, o professor recorrerá ao dicionário e
organizará 15 (quinze) palavras de acordo com o grau de conhecimento da série. · A competição final
será realizada por turno e série e serão premiados do 1º ao 3º
lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 caixa de bombom),
2º e 3º lugar( 1 medalha e 01caixa de bombom), 4º e 5º lugar (medalha e caixa
de bombom);
· Relatar no final da competição a premiação de cada um;
· Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
· Por fim os alunos finalistas e vencedores terão seus nomes e
classificação divulgados no mural, facebook e blog da escola.
CRONOGRAMA
DO PROJETO SOLETRANDO
DIVULGAÇÃO
26/10 À 19/11
ENTREGA DE PALAVRAS
1ª ETAPA: 05/11
2ª ETPA: 12/11
Final: 19/11
Matutino/vespertino
Sugerimos
entregar as palavras aos alunos dia 19/10/2015 (segunda-feira).
1ª Etapa
DIA: 05 de Novembro de
2015 / quinta-feira (1º, 2º, e 3º,4º e 5º ano),
podendo haver flexibilidade na data.
2ª Etapa
Sugerimos entregar as
palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.
DIA: 12 de Novembro de 2015 / quinta-feira (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano). Podendo haver
flexibilidade na data.
*Rodadas extras para desempate 2ª etapa.
Dia: 06(sexta-feira) 1º ao 5º ano.
Dia 19 de Novembro (quinta-feira) final projeto soletrando
RECURSOS HUMANOS:
· Professores;
· Coordenadoras Pedagógicos;
· Diretor e secretária;
· Alunos;
· Pais ou responsáveis.
RECURSOS MATERIAIS:
· Dicionário;
· Banco de palavras;
· Máquina Fotográfica;
· Som;
· Microfone;
· Prêmios.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o desenvolvimento
dos alunos durante a competição, verificando a aprendizagem proporcionada
através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões, etapas
estabelecidas no projeto e relatórios.
Analisar o que deu certo ou errado e fazer as devidas alterações, aperfeiçoando
o projeto para que o mesmo seja aplicado novamente no ano seguinte.
ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO
LOPES
PALAVRAS DO SOLETRANDO
1ª ETAPA DIA
05/11/2015 4º ANO PROFª ALESSANDRA(APOIO DA JADI)
|
|
01 –
PACA
|
19-RIO
|
02-
FOCA
|
20-SALA
|
03-BULE
|
|
04-PIPA
|
|
05-NATA
|
|
06-MOLA
|
|
07-REMO
|
|
08-REDE
|
|
09-RATO
|
|
10-ROLO
|
|
11-SAPO
|
|
12-SACO
|
|
13-SINO
|
|
14-SUMO
|
|
15-BOTA
|
|
16-RIMA
|
|
17-BOLA
|
|
18-REI
|
|
Escola Municipal
Francisco de Assis Coelho Lopes
SOLETRANDO/2015
Lista
de Palavras para 1ª etapa soletrando dia 05/11/2015 2º ano professoraEdileuza
1- DEDAL
|
17- PALHAÇO
|
33- PIPOCA
|
||
2- CANIVETE
|
18- CHUPETA
|
34- COMIDA
|
||
3- PALITÓ
|
19- ASSADEIRA
|
35- CANETA
|
||
4- PORTÃO
|
20- GUITARRA
|
36- BEBIDA
|
||
5- BÊBADO
|
21- PESCADOR
|
37- GELO
|
||
6- JABUTICABA
|
22- MOSQUITO
|
38- CAVALO
|
||
7- FÁBULA
|
23-CARROSSEL
|
39- CAPIM
|
||
8- GERENTE
|
24- HORTA
|
40- SORTE
|
||
9- CIDADE
|
25- MANHÃ
|
41- CHOCOLATE
|
||
10- CANJICA
|
26- ORELHÃO
|
42- SUBIDA
|
||
11- CEBOLINHA
|
27- RAMALHETE
|
43- CHAVE
|
||
12- ABRAÇO
|
28- CAMPO
|
44- TOSSE
|
||
13- RELÓGIO
|
29- BOMBOM
|
45-SALADA
|
||
14- GELADEIRA
|
30- AQUARELA
|
|
||
15- RETALHO
|
31- SABONETE
|
|
||
16- GARRAFÃO
|
32- COCADA
|
|
Escola Municipal
Francisco de Assis Coelho Lopes
SOLETRANDO/2015
Lista
de Palavras para 1ª etapa soletrando dia 05/11/2015 3º ano professora Vera
Lúcia
1- ABOLIÇÃO
|
19- ILUSTRAÇÃO
|
37- ROBÔ
|
||
2- ACESSÓRIO
|
20- INCLUIR
|
38- SENZALA
|
||
3- BARULHO
|
21- JOALHEIRO
|
39- SÍLABA
|
||
4- BATALHÃO
|
22- JÚPITER
|
40- TERCEIRO
|
||
5- BEIJA-FLOR
|
23- LÁBIO
|
41- TIGELA
|
||
6- CADÁVER
|
24- LEGUME
|
42- UMBIGO
|
||
7- CONSTRUÇÃO
|
25- MAMÍFERO
|
43- USINA
|
||
8- DICIONÁRIO
|
26- MERGULHAR
|
44- VALIOSO
|
||
9- DROMEDÁRIO
|
27- MIGRAR
|
45- VERBAL
|
||
10- EDIFÍCIO
|
28- NARRADOR
|
46- XAMPU
|
||
11- EMERGÊNCIA
|
29- NEGATIVO
|
47- XERETA
|
||
12- FÁBULA
|
30- OCEANO
|
48- ZANZAR
|
||
13- FÍSICA
|
31- OBRIGADO
|
49- ZELAR
|
||
14- FLEXÍVEL
|
32- PAJÉ
|
50- ZEROU
|
||
15- GLICOSE
|
33- PANDEIRO
|
|
||
16- HASTEAR
|
34- QUARTEL
|
|
||
17- HÉLICE
|
35- QUEIJO
|
|
||
18- HIENA
|
36- RECHEIO
|
|
Escola Mul. Francisco de Assis Coelho Lopes.
SOLETRANDO 2015
(3º ANO vespertino -professor DEUSIMAR
Lista de
Palavras para a 1ª etapa do soletrando
dia 05 /11/2015
1
|
AMENDOIM
|
26
|
INCÊNDIO
|
Senhores Pais/Responsáveis:
Estamos iniciando o Projeto
Soletrando/2015.
Viemos pedir sua colaboração
para que ajude e incentive seu (a) filho(a) a estudar as palavras propostas.
Informamos que o regulamento
está disponível na Escola,
Estamos a disposição para qualquer
dúvida.
Atenciosamente
Equipe Gestora/2015
ESTUDE BASTANTE E BOA SORTE!!!
|
2
|
ARMÁRIO
|
27
|
INTERESSE
|
|
3
|
AZULEJO
|
28
|
JESUS
|
|
4
|
BOCHECHA
|
29
|
LÂMPADA
|
|
5
|
BRASIL
|
30
|
LINGUIÇA
|
|
6
|
CAPATAZ
|
31
|
MOCHILA
|
|
7
|
CARROÇA
|
32
|
NECESSÁRIO
|
|
8
|
CIÊNCIAS
|
33
|
OLFATO
|
|
9
|
ELETRICISTA
|
34
|
PARÁGRAFO
|
|
10
|
ENXAGUAR
|
35
|
PASSAGEIRO
|
|
11
|
EXERCÍCIOS
|
36
|
PEDESTRE
|
|
12
|
FAMÍLIA
|
37
|
PÊSSEGO
|
|
13
|
FARMÁCIA
|
38
|
PORTUGUÊS
|
|
14
|
FEIJOADA
|
39
|
PROBLEMA
|
|
15
|
FRANCISCO
|
40
|
SEMÁFORO
|
|
16
|
GAGUEJAR
|
41
|
SESSENTA
|
|
17
|
GIRASSOL
|
42
|
SORRISO
|
|
18
|
GOSTOSURA
|
43
|
SUCESSO
|
|
19
|
GUITARRISTA
|
44
|
TELEVISÃO
|
|
20
|
HÁBITO
|
45
|
TEMPORAL
|
|
21
|
HEPATITE
|
46
|
TRÂNSITO
|
|
22
|
HOLOFOTE
|
47
|
TRICÔ
|
|
23
|
HOMEM
|
48
|
VASSOURA
|
|
24
|
HOSPITAL
|
49
|
VERTICAL
|
|
25
|
HOTELEIRO
|
50
|
XÍCARA
|
PALAVRAS
PARA A 1ª FASE DO SOLETRANDO 2015
4º
ANO MATUTINO – PROFª.: MARIA APARECIDA
1- ABUNDANTES
|
26- PACÍFICO
|
2- ALUMÍNIO
|
27- PENÚLTIMA
|
3- AMÉRICA
|
28- PERMANENTES
|
4- ANTEPENÚLTIMA
|
29- PETRÓLEO
|
5- ATMOSFERA
|
30- PRESERVAÇÃO
|
6- CARBÔNICO
|
31- PRIMÁRIA
|
7- CONTINENTES
|
32-
RENOVÁVEIS
|
8- CROSTA
|
33-SATÉLITES
|
9- DICIONÁRIO
|
34- SECUNDÁRIA
|
10- ERUPÇÃO
|
35- SERINGUEIRA
|
11- EXISTÊNCIA
|
36- SÍLABA
|
12- FLORESTAS
|
37- SILÁBICA
|
13- FOTOSSÍNTESE
|
38- SISMÓGRAFOS
|
14- HÍDRICOS
|
39- SOLIDÁRIO
|
15- HIDROGRAFIA
|
40- SUBTERRÂNEAS
|
16- INTERMEDIÁRIO
|
41- SUPERFÍCIE
|
17- JUSTIÇA
|
42- TEMPERATURA
|
18- LÁTEX
|
43- TEMPORÁRIO
|
19- MAGMA
|
44- TERREMOTOS
|
20- MAIÚSCULA
|
45- TERRESTRE
|
21- MANGANÊS
|
46-TERRITÓRIO
|
22- MAREMOTOS
|
47- TÔNICA
|
23- MINÚSCULA
|
48- TRANSMISSOR
|
24- NITROGÊNIO
|
49- ÚLTIMA
|
25- OXIGÊNIO
|
50- ULTRAVIOLETA
|
Senhores
Pais/responsáveis
Pedimos sua colaboração para eu ajude e incentive
seu(a) filho(a) a estudar as palavras propostas. Informamos que o projeto está
disponível no site da escola que é escolafdeassis e no mural da escola. Estamos
a disposição para qualquer esclarecimentos.
Atenciosamente
Equipe gestora/2015
Escola Mul. Francisco de Assis Coelho Lopes.
SOLETRANDO 2015
5º ANO matutino/vespertino -professora Almerinda
Lista de
Palavras para a 1ª etapa do soletrando
dia 05 /11/2015
1
|
ASTRONAUTA
|
26
|
AFRO-BRASILEIRA
|
Senhores Pais/Responsáveis:
Estamos iniciando o Projeto
Soletrando/2015.
Viemos pedir sua colaboração
para que ajude e incentive seu (a) filho(a) a estudar as palavras propostas.
Informamos que o regulamento
está disponível na Escola,
Atenciosamente
Equipe Gestora/2015
ESTUDE BASTANTE E BOA SORTE!!!
|
2
|
ATMOSFERA
|
27
|
SUBTRAÇÃO
|
|
3
|
ADJETIVO
|
28
|
ABOLICIONISTA
|
|
4
|
ALFÂNDEGA
|
29
|
SISMÓGRAFO
|
|
5
|
PROPAROXÍTONA
|
30
|
APTIDÃO
|
|
6
|
INTERRUPTOR
|
31
|
CHIMPANZÉ
|
|
7
|
HEMISFÉRIO
|
32
|
PROGRESSO
|
|
8
|
ADOLESCÊNCIA
|
33
|
SÊXTUPLO
|
|
9
|
EXTRAVAGÂNCIA
|
34
|
PRESIDENCIALISMO
|
|
10
|
ECOSSISTEMA
|
35
|
QUINTALZINHO
|
|
11
|
CORDILHEIRA
|
36
|
TROUXERA
|
|
12
|
ARQUIPÉLAGO
|
37
|
PROCESSO
|
|
13
|
HIDRELÉTRICA
|
38
|
CARRETÉIS
|
|
14
|
PENÚLTIMA
|
39
|
MULTIPLICATIVO
|
|
15
|
OXIGÊNIO
|
40
|
PARTIRÍAMOS
|
|
16
|
AGROINDÚSTRIA
|
41
|
OBLÍQUOS
|
|
17
|
PIAUIENSE
|
42
|
INSTITUCIONAIS
|
|
18
|
IRREDUTÍVEL
|
43
|
ESTÔMAGO
|
|
19
|
CAFEICULTURA
|
44
|
CRESCER
|
|
20
|
BIODIVERSIDADE
|
45
|
EQUIVALÊNCIA
|
|
21
|
DEMONSTRATIVO
|
46
|
DISCIPLINA
|
|
22
|
TRANSLAÇÃO
|
47
|
HECTÔMETRO
|
|
23
|
TECNOLÓGICO
|
48
|
PATRIOTISMO
|
|
24
|
ÓCTUPLO
|
49
|
INEXPLORÁVEL
|
|
25
|
DESMATAMENTO
|
50
|
SUBMÚLTIPLOS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.