PROBLEMATIZAÇÃO: Deficiência ortográfica e integração cognitiva
APRESENTAÇÃO
Projeto elaborado em
conjunto com os professores e equipe gestora, ouvindo as sugestões dos pais e
demais funcionários. Foram feitas algumas alterações no projeto anterior que
obteve grande sucesso e para que prevaleça a competição saudável geradora de
uma aprendizagem significativa.
Depois de elaborado e
aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter
acesso e também no blog da escola: escolafdeassis..
JUSTIFICATIVA
O soletrando é
realizado todos os anos em nossa escola e é aguardado com muita ansiedade e
expectativa pelos alunos, pais e comunidade escolar, pois além da emocionante
competição há evidência de melhora significativa na aprendizagem dos
alunos. Nesse ano a expectativa aumentou ainda mais, pois houve a inclusão dos
alunos do jardim II ao projeto. A disputa será por serie/ano escolar.
Promoveremos uma
competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não
haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada
série que obtiverem mais pontos serão os finalistas.
A premiação ficará a
cargo da Equipe Escolar em concordância com os pais dos alunos.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é
incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à
ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia
correta das palavras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Sanar dificuldades ortográficas;
· Ampliar o vocabulário;
· Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
· Compreender o significado das palavras;
· Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das
palavras;
· Incentivar todos os alunos a participar;
· Conhecer algumas palavras do novo acordo ortográfico;
· Desenvolver o espírito competitivo;
· Inserir o aluno na alfabetização/letramento.
METODOLOGIA
· Envolver todos os alunos na competição;
· Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar
seus filhos na memorização das palavras;
· Escolher as palavras de acordo com o nível da série e se possível em
conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries.
· Entregar a lista das palavras com antecedência aos alunos;
· Incentivar os pais a assistirem a competição;
· Expor o projeto soletrando onde os pais e comunidade em geral
poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);
· Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a
pontuação;
· Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
· Realizar simulados da competição em sala de aula;
· Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
· Premiar até 5º lugar;
· Divulgar por escrito em mural, facebook e no blog os nomes dos alunos
campeões;
REGULAMENTO
1ª e 2ª etapa
· A gincana “soletrando” será uma competição
realizada por série e turno escolar;
· Podem participar todos os alunos matriculados (do jardimII ao 5º ano);
· Elaborar em conjunto a mesma lista de palavras para as respectivas
séries. (Ex: 1º ano matutino com 1º ano vespertino), exceto o jardim II, que
será elaborada pela professora em consonância com equipe pedagógica da escola;
· Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
· Levar microfone para sala de aula na 1º e 2º etapa;
· A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e
regida pelo professor com supervisão das coordenadoras da escola, secretária e
do diretor;
· É necessária a presença de pelo menos um funcionário na sala para
que a competição aconteça;
· Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência
mínima de sete (7)dias da data marcada para cada etapa;
· Em cada etapa serão: 10 palavras para jardim II, 25 palavras para o 1º ano, 30 palavras
para o 2º ano, 40 palavras para o 3º ano, 4º ano e 5º ano;
· A ordem de iniciar o soletrando será de acordo com a sequencia da lista
de chamada (diário);
· Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
· As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada
pelo professor regente;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para
repetir, mas antes de iniciar a soletração;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la,
indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de
soletrar
não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar,
caso aconteça a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser
soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico
(cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será
considerada errada;
· A 1ª etapa será
realizada nos dias 14 e 15 de outubro e o jardim II no dia 11 de novembro.
· Na 1ª etapa não haverá eliminação. Os alunos somarão os acertos no
decorrer de 3 (três) rodadas;
· Cada acerto valerá um (1) ponto;
· Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou
transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a
chance posteriormente; nas demais etapas não terá segunda chance,
pois será fase classificatória e de premiação;
· Na 2ª etapa os alunos finalistas terão sua pontuação divulgada no pátio
em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada
série/ano;
·
A 2ª etapa será realizada nos dias 21
e 22 de outubro, sendo que: dia 21 será no 4º A, B e 5º Ano. No dia 22 de outubro
será a vez do 1º,2º e 3º ano. . No jardim II será realizada no dia 18
novembro.
·
Na 2ª etapa todos os alunos participarão e no fim da terceira (3ª)
rodada de acordo com a somatória serão classificados para a grande final os
cinco(5) alunos que obtiverem mais pontos;
·
Caso errem todos na mesma rodada
ambos terão nova chace;
· Se ocorrer empate, será colocado na caixinha as palavras da 1ª e 2ª etapa
sendo feita 5(cinco) rodadas;
· Persistindo o empate, será entregue aos alunos uma lista de palavras
extras para serem soletradas no dia seguinte;
· Fica estabelecido que
o número serão 10(dez) para jardim II, 20 (vinte) palavras extras para o 1º e
2º ano. 30(trinta) palavras extras para 3º, 4º e 5º ano.
· Se ainda persistir o
empate, após a soletração das palavras extras, o professor ficará responsável
de organizar palavras surpresas que estejam dentro do cotidiano do aluno.
REGULAMENTO DA GRANDE
FINAL
DIA 04 DE NOVEMBRO DO
1º AO 5º ANO e 26 DE NOVEMBRO JARDIM II
· A grande FINAL será realizada no
pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano
escolar;
· Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será
realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da
competição;
· Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer a mesa
julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
· A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e
pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por
outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
· Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três(3) componentes mais
o professor regente. Todos receberão uma lista com as palavras na
ordem do diário para acompanhamento;
· Será convidado integrante da secretaria municipal de educação para fazer
parte da mesa julgadora, especialmente para compor a mesa do jardim II;
· Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno
inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório
do projeto;
· Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo
educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
· O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno será obrigado a utiliza-lo;
· Se ocorrer qualquer problema técnico com o som e os componentes da
mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova
oportunidade;
· Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo
com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
· O professor regente ou coordenação pedagógica ficará responsável
pela organização da caixinha e das palavras da turma;
· A competição iniciará por série e os alunos participarão na ordem do
diário;
· As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada
pelo professor regente;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para
repetir, mas antes de iniciar a soletração;
· Se o aluno começar a soletrar e pronunciar a
palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la,
indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de
soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar,
caso aconteça, a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser
soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico
(cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será
considerada errada;
· O aluno que errar será eliminado. Se todos errarem terá nova rodada de
palavras a todos os participantes;
· A competição acabará quando encontrar os três (3) primeiros
colocados (de acordo com a classificação);
· Na final serão realizadas 05(cinco) rodadas, se não encontrar o
vencedor, a competição irá para as palavras surpresas.
· Para critério de desempate haverá palavras surpresas, as mesmas serão feitas pelo o professor que
guardará sigilo absoluto e só serão entregues na hora que encerrar a competição
e não encontrar o vencedor;
·
O número de palavras surpresas serão 10 para jardimII, 15 para 1º e 2º
ano e 20 para 3º, 4º e 5º ano.
· A competição final será realizada por turno e série e
serão premiados do jardim 1º ao 5º lugar de cada série/ ano escolar.
Sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 caixa de bombom), 2º ao 5º lugar( 1 medalha e
01caixa de bombom);
· Relatar no final da competição a premiação de cada um;
· Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
· Ficará a cargo do professor e dos pais conseguir os brindes(bombons);
· Por fim os alunos finalistas e vencedores terão seus nomes e
classificação divulgados no mural, facebook e blog da escola.
CRONOGRAMA
DO SOLETRANDO
1ª Etapa
Matutino
DIA: 14 de outubro
de 2014 / terça-feira (2ºA, e 5º ano)
DIA: 15 de outubro
de 2014 /quarta-feira (4º ano)
2ª Etapa
Sugerimos entregar as
palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.
DIA: 21 de outubro de 2014 / terça-feira (2ºA, e 5º ano).
DIA: 22 de outubro de 2014/ quarta-feira (4º ano)
*Rodadas extras para desempate 2ª etapa.
Dia: 22(quarta-feira) 2ºA, e 5º ano.
Dia: 23(quinta-feira)
4º ano.
1ª Etapa
Vespertino
DIA: 14 de outubro
de 2014 / terça-feira ( 1º, 3º, e 4º ano)
DIA: 15 de outubro
de 2014 quarta-feira (2ºB e 5º ano)
DIA: 11 de novembro
de 2014 /terça-feira (jardim II ano)
2ª Etapa
Sugerimos entregar as
palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.
DIA: 21 de outubro de 2014 / terça-feira ( 1º, 3º, e 4º ano).
DIA: 22 de outubro de 2014/ quarta-feira (2ºB e 5º ano)
DIA: 18 de novembro
de 2014 /terça-feira (jardim II ano)
*Rodadas extras para desempate 2ª etapa.
Dia: 22 -quarta-feira( 1º, 3º, e 4º ano).
Dia: 23 -quinta-feira
(2ºB e 5º ano).
Dia: 19 de
novembro(quarta-feira) jardim II.
GRANDE FINAL
Dia: 31 de outubro de 2014 (sexta-feira).
Dia: 26 de Novembro de 2014 (quarta-feira).
RECURSOS HUMANOS:
· Professores;
· Coordenadoras Pedagógicas;
· Diretor e secretária;
· Alunos;
· Pais ou responsáveis.
RECURSOS MATERIAIS:
· Dicionário;
· Banco de palavras;
· Máquina Fotográfica;
· Som;
· Microfone;
· Prêmios.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o desenvolvimento
dos alunos durante a competição, verificando a aprendizagem proporcionada
através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões, etapas
estabelecidas no projeto e relatórios.
Analisar o que deu certo ou errado e fazer as devidas alterações, aperfeiçoando
o projeto para que o mesmo seja aplicado novamente no ano seguinte.
Borgata Hotel Casino & Spa to Close - Filmfile Europe
ResponderExcluirThe Borgata Hotel Casino & Spa in Atlantic 신규 가입 머니 지급 City 스포츠토토 직원 샤오미 will close on Thursday after two 벳 365 코리아 months of operation due 가입머니 즉시지급 to the ongoing coronavirus 마추 자 먹튀 outbreak.