sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PROJETO SOLETRANDO/2014







PROBLEMATIZAÇÃO: Deficiência ortográfica e integração cognitiva






APRESENTAÇÃO

Projeto elaborado em conjunto com os professores e equipe gestora, ouvindo as sugestões dos pais e demais funcionários. Foram feitas algumas alterações no projeto anterior que obteve grande sucesso e para que prevaleça a competição saudável geradora de uma aprendizagem significativa.
Depois de elaborado e aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter acesso e também no blog da escola: escolafdeassis..

                

JUSTIFICATIVA


        
O soletrando é realizado todos os anos em nossa escola e é aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos alunos, pais e comunidade escolar, pois além da emocionante competição há evidência de melhora significativa  na aprendizagem dos alunos. Nesse ano a expectativa aumentou ainda mais, pois houve a inclusão dos alunos do jardim II ao projeto. A disputa será por serie/ano escolar.
Promoveremos uma competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada série que obtiverem mais pontos serão os finalistas.
A premiação ficará a cargo da Equipe Escolar em concordância com os pais dos alunos.







OBJETIVO GERAL


O objetivo deste é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.
   


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·        Sanar dificuldades ortográficas;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
·        Compreender o significado das palavras;
·        Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
·        Incentivar todos os alunos a participar;
·        Conhecer algumas palavras  do novo acordo ortográfico;
·        Desenvolver o espírito competitivo;
·        Inserir o aluno na alfabetização/letramento.


METODOLOGIA


·        Envolver todos os alunos na competição;
·        Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos  na memorização das palavras;
·        Escolher as palavras de acordo com o nível da série e se possível em conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries.
·        Entregar a lista  das palavras com antecedência aos alunos;
·        Incentivar os pais a assistirem a competição;  
·        Expor o projeto soletrando onde os pais e  comunidade em geral poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);
·        Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
·        Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
·        Realizar simulados da competição em sala de aula;
·        Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
·        Premiar  até 5º lugar;
·        Divulgar por escrito em mural, facebook e no blog os nomes dos alunos campeões;

     

REGULAMENTO

1ª e 2ª etapa


·        A gincana soletrando” será uma competição realizada por série e turno escolar;
·        Podem participar todos os alunos matriculados (do jardimII ao 5º ano);
·        Elaborar em conjunto a mesma lista de palavras para as respectivas séries. (Ex: 1º ano matutino com 1º ano vespertino), exceto o jardim II, que será elaborada pela professora em consonância com equipe pedagógica da escola;
·        Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
·        Levar microfone para sala de aula na 1º e 2º etapa;
·        A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor com supervisão das coordenadoras da escola, secretária e do diretor;
·        É necessária a presença de  pelo menos um funcionário na sala para que a competição aconteça;
·        Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência mínima de sete (7)dias da data marcada para cada etapa;
·        Em cada etapa serão: 10 palavras para jardim II, 25 palavras para o 1º ano, 30 palavras para o 2º ano, 40 palavras para o 3º ano, 4º ano e 5º ano;
·        A ordem de iniciar o soletrando será de acordo com a sequencia da lista de chamada (diário);
·        Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar
não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        A 1ª etapa será realizada nos dias 14 e 15 de outubro e o jardim II no dia 11 de novembro.
·        Na 1ª etapa não haverá eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 3 (três) rodadas;
·        Cada acerto valerá um (1) ponto;
·         Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a chance posteriormente; nas demais etapas não terá  segunda  chance, pois  será fase classificatória e de premiação;
·        Na 2ª etapa os alunos finalistas terão sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada série/ano;
·        A 2ª etapa será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, sendo que: dia 21 será no 4º A, B e 5º Ano. No dia 22 de outubro será a vez do 1º,2º e 3º ano.  . No jardim II será realizada no dia 18 novembro.
·        Na 2ª etapa todos os alunos participarão e no fim da terceira (3ª) rodada de acordo com a somatória serão classificados para a grande final os  cinco(5) alunos que obtiverem mais pontos;
·        Caso errem todos  na mesma rodada ambos terão nova chace;
·        Se ocorrer empate, será colocado na caixinha as palavras da 1ª e 2ª etapa sendo feita 5(cinco) rodadas;
·        Persistindo o empate, será entregue aos alunos uma lista de palavras extras para serem soletradas no dia seguinte;
·     Fica estabelecido que o número serão 10(dez) para jardim II, 20 (vinte) palavras extras para o 1º e 2º ano. 30(trinta) palavras extras para 3º, 4º e 5º ano.
·     Se ainda persistir o empate, após a soletração das palavras extras, o professor ficará responsável de organizar palavras surpresas que estejam dentro do cotidiano do aluno.















REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
DIA 04 DE NOVEMBRO DO 1º AO 5º ANO e 26 DE NOVEMBRO JARDIM II


·        A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano escolar;
·        Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
·        Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer a mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
·        A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
·        Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três(3) componentes mais o professor regente. Todos  receberão  uma lista com as palavras na ordem do diário para acompanhamento;
·        Será convidado integrante da secretaria municipal de educação para fazer parte da mesa julgadora, especialmente para compor a mesa do jardim II;
·        Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
·         Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
·        O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno será obrigado a utiliza-lo;
·        Se ocorrer qualquer problema técnico  com o som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova oportunidade;
·        Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
·        O  professor regente ou coordenação pedagógica ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
·        A competição iniciará por série e os alunos participarão  na ordem do diário;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        Se  o aluno  começar a soletrar e   pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        O aluno que errar será eliminado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
·        A competição acabará quando encontrar os três (3)  primeiros colocados (de acordo com a classificação);
·        Na final serão realizadas 05(cinco) rodadas, se não encontrar o vencedor, a competição irá para as palavras surpresas.
·        Para critério de desempate haverá palavras surpresas, as mesmas serão feitas pelo o professor que guardará sigilo absoluto e só serão entregues na hora que encerrar a competição e não encontrar o vencedor;
·     O número de palavras surpresas serão 10 para jardimII, 15 para 1º e 2º ano  e 20 para 3º, 4º e 5º ano.
·        A competição final será realizada por  turno e série  e serão  premiados do jardim 1º ao 5º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 caixa de bombom), 2º ao 5º lugar( 1 medalha e 01caixa de bombom);
·        Relatar no final da competição a premiação de cada um;
·        Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
·        Ficará a cargo do professor e dos pais conseguir os brindes(bombons);
·        Por fim os alunos finalistas e vencedores terão seus nomes e classificação  divulgados no mural, facebook  e blog da escola.




















CRONOGRAMA
DO SOLETRANDO



1ª Etapa

Matutino

DIA: 14  de outubro  de 2014  / terça-feira  (2ºA, e 5º ano)
DIA: 15  de outubro de 2014 /quarta-feira   (4º ano)

                   



2ª Etapa


Sugerimos entregar as palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.

DIA: 21  de outubro de 2014 / terça-feira (2ºA, e 5º ano).
DIA: 22  de outubro de 2014/ quarta-feira (4º ano)

                   *Rodadas extras para desempate 2ª etapa.

                  Dia: 22(quarta-feira) 2ºA, e 5º ano.
                   Dia: 23(quinta-feira) 4º ano.









1ª Etapa

Vespertino

DIA: 14  de outubro  de 2014  / terça-feira  ( 1º, 3º, e 4º ano)
DIA: 15  de outubro de 2014 quarta-feira   (2ºB e 5º ano)
DIA: 11  de novembro de 2014 /terça-feira   (jardim II ano)
   



2ª Etapa


Sugerimos entregar as palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.

DIA: 21  de outubro de 2014 / terça-feira ( 1º, 3º, e 4º ano).
DIA: 22  de outubro de 2014/ quarta-feira (2ºB e 5º ano)
DIA: 18  de novembro de 2014 /terça-feira   (jardim II ano)

                   *Rodadas extras para desempate 2ª etapa.

                  Dia: 22 -quarta-feira( 1º, 3º, e 4º ano).
                   Dia: 23 -quinta-feira  (2ºB e 5º ano).
                  Dia: 19 de novembro(quarta-feira) jardim II.


GRANDE FINAL


Dia: 31 de outubro de 2014  (sexta-feira).
Dia: 26 de Novembro de 2014  (quarta-feira).














RECURSOS HUMANOS:


·        Professores;
·        Coordenadoras Pedagógicas;
·        Diretor e secretária;
·        Alunos;
·        Pais ou responsáveis.



RECURSOS MATERIAIS:


·        Dicionário;
·        Banco de palavras;
·        Máquina Fotográfica;
·        Som;
·        Microfone;
·        Prêmios.


AVALIAÇÃO:


Avaliar o desenvolvimento dos alunos durante a competição, verificando a aprendizagem proporcionada através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões, etapas estabelecidas no projeto  e relatórios. Analisar o que deu certo ou errado e fazer as devidas alterações, aperfeiçoando o projeto para que o mesmo seja aplicado novamente no ano seguinte. 


















































Um comentário:

  1. Borgata Hotel Casino & Spa to Close - Filmfile Europe
    The Borgata Hotel Casino & Spa in Atlantic 신규 가입 머니 지급 City 스포츠토토 직원 샤오미 will close on Thursday after two 벳 365 코리아 months of operation due 가입머니 즉시지급 to the ongoing coronavirus 마추 자 먹튀 outbreak.

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.