sexta-feira, 4 de abril de 2014

PROJETO DE LEITURA/2014


ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS COELHO LOPES

Diretor: Luiz Fernando
Secretária Escolar: Rosângela Furtado  Pinheiro
Coordenadoras Pedagógicas:
Alessandra  Alves Andrade
Jovelina  Rodrigues  Oliveira.

Professores:

Jardim I: Monica Aparecida  Hordones
Jardim II: Divina Cardoso
1º Ano Vespertino:   Madalena  Dutra  de  Oliveira
2º Ano Matutino: Wanderleia  Ramos  Gomes
2º Ano: Maria Edileuza  Bastos
3º Ano  Vespertino: Deusimar da  Costa  Vieira
4º Ano Matutino:  Almerinda Alves  de S. N.  Araujo 
4º Ano Vespertino: Eliana Alves Rocha
5º Ano Matutino:  Monica Aparecida  Hordones
5º Ano Vespertino: Almerinda Alves  de S. N.  Araujo  

Projeto de  Leitura : Brincar, Ler , dramatizar e Interpretar  para Aprender.

Alunos atendidos: Jardim I  ao 5º ano.
Duração: 08 meses
Cronograma: A cada 30 dias.
Período: 30/04 a  28/11/2014





Mundo  Novo – Goiás/ Abril  - 2014

  

“É preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de hoje.”

(Maria Augusta Sanches Rossini)






JUSTIFICATIVA

Partindo do principio de que as histórias em geral são grandes aliadas no processo de alfabetização, a escola necessita trabalhar na extensão da leitura que a criança traz de seu mundo, mesmo sem estar alfabetizada, pois existem diferentes formas de leitura e interpretação. O incentivo às diversas leituras é de suma importância desde a educação infantil, passando para o ensino fundamental, considerando que a interpretação é um processo de construção de significação do texto, no qual o leitor passa a ser ativo capaz de: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, etc. Assim torna-se capaz de ultrapassar a simples decodificação, usando a leitura como prática social.
É comum presenciar depoimento de professores sobre alunos alfabetizados, porém não conseguem interpretar o que lê, assim surge a necessidade do professor desenvolver atividades atrativas que desenvolvam o letramento em seus alunos, isto é, despertar a leitura e a escrita como práticas sociais. Diante dessa realidade, faz-se necessário desenvolver um projeto literário que fuja das práticas repetitivas, cansativas e sem sentido, iniciando um processo de transformação na prática pedagógica, possibilitando o despertar prazeroso do mundo da leitura e preparando a criança para a leitura infanto-juvenil. Sabe-se que, o aluno que possui contato com livros e leituras realizadas e incentivadas por educadores, terá um melhor desempenho escolar onde o habito de ler transforma em verdadeiro prazer.                                                                                             Este projeto permite que cada sala de aula tenha seu próprio acervo literário onde possibilita que a leitura seja sempre incentivada pelos educadores e as escolhas dos livros feita pelos próprios estudantes.                                                                                                                    
O projeto de leitura acontece em sala de aula e na biblioteca para formar o hábito de frequentar adequadamente, realizando aquisições deste acervo possibilitando a leitura     extraclasse.                                                                                                                                                           
Todas as atividades do projeto são registradas  para que os estudantes acompanhem o desenvolvimento do processo de aprendizagem.                 
Creditamos, assim, que a implementação  deste projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e, conseqüentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.
Envolver os alunos cada vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos: Professores, alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por uma educação de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em vigor (LDB nº 9394/96 art. 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo”).
Então, para que isso ocorra de fato, é de fundamental importância que a escola se veja como instituição responsável por despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura e mais, que ela seja um exemplo de leitor, isto é, que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham comportamento leitor, para que possam estimular aqueles que ainda não têm tal hábito. É necessário também buscar formas de conscientizar as famílias dos educandos para a importância do ato de ler e quem sabe até, tornar aqueles pais que são indiferentes à leitura, em pais leitores. Portanto estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional.
OBJETIVO GERAL


*      Incentivar  a leitura, estimulando  a  criatividade, o espírito inventivo  e a  curiosidade   dos  educandos  com  a   intenção  de  contribuir  para  formar  uma  nova   geração  de  leitores,  capazes  e  mais  críticos.
*      Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento lingüístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da cidadania.
*      Despertando assim  o hábito de ler por prazer, descobrindo o doce encantamento da literatura tornando-se um aluno letrado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*      Oportunizar momentos de leitura como lazer.
*      Estimular na criança o conhecimento literário:
*      Trabalhar os valores de forma contextualizada;
*      Tornar o aluno mais questionador e crítico;
*      Desenvolver o hábito de leitura e interpretação;
*      Trabalhar com a interdisciplinaridade;
*      Promover debates, dramatização, relacionados, aos temas;
*      Iniciar o contato com a literatura infanto-juvenil;
*      Realizar interpretação de textos através de produções pessoais e coletivas com ilustrações;
*      Dramatizar textos trabalhados em classe;
*      Promover oficinas da nova reforma ortográfica;
*      Interpretar e responder adivinhas e provérbios  populares;
*      Recontar textos lidos;
*      Desenvolver atividades de leitura nos diferentes projetos;
*      Ler e escrever operações diversas;
*      Introduzir as mudanças ortográficas de forma gradativa;
*      Identificar a funcionalidade da leitura de diferentes textos do cotidiano.


META

O projeto tem como meta alcançar pelo menos 80% dos alunos, estimulando-os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do interesse revelado nos empréstimos, nas frequências e participações das atividades propostas pelo projeto  de leitura.




METODOLOGIA

*      Utilização de textos literários só com gravuras para produção de texto.
*      Apresentação do projeto para os alunos;
*      Músicas diversas;
*      Confecção de frases de incentivo a leitura;
*      Hora do conto e reconto;
*      Self-service da leitura (cesta);
*      Dramatizações de histórias com uso de fantoches e outros no teatro móvel;
*      Leitura e interpretação de textos diversos (fábulas, contos, crônicas, clássicos...);
*      Jornada de leitura (cartazes no pátio);
*      Sacola literária (textos diversos);
*      Estória dos lápis;
*      Entrevistas, pesquisas;
*      Produções de textos através de gravuras;
*      Galeria dos autores;
*      Pesquisas de assuntos diversos;
*      Leitura compartilhada diária  na sala ou  extra- classe;
*      Estudo de vocabulários nos textos;
*      Utilização de jogos para desenvolver a leitura;
*      Utilização de aparelho de som para CD’s de músicas e estórias infantis;
*      Curtindo a leitura com estórias infantis;
*      Caixa de linguagens;
*      Apresentação de estórias infantis pelos docentes e  pelos pais ou  amigos  da  escola;
*      Interpretação de situações problemas;
*      Batata-quente (caixinha com frases ou textos pequenos);
*      Textos enlatados;
*      Declamações de poesias;
*      Pesquisas;
*      Advinhas;
*      Provérbios;
*      Paródias;
*      Cartas enigmáticas;
*      Utilização de rascunho como produção provisória do texto;
*      Resumo ilustrado do texto lido;
*      Mural ou  varal  literário;
*      Visita de leitura – um convidado para ler na sala;
*      Confecção e leitura de textos no TNT;
*      Sarau de poesia leitura;
*      Cantinho de leitura nas salas de  aula;
*      Palavra no balão para formar frases;
*      Uma vez na semana parada de leitura com historias de valores;
*      Roda  de  leitura;
*      Maleta de   leitura;
*      Contadores  de  Historia;
*      Momento cultural;
*      Apresentação teatral envolvendo o corpo docente e os educandos da escola.
*      Palanquinho da leitura;
*      Reconto com avental lúdico;


REGRAS PARA EMPRESTIMOS DE LIVROS


Empréstimos de 2ª- feira  a  6ª – feira = 5 livros (máximo)
Só serão validos  livros da escola.
O livro será valido se o aluno contar a história para saber se foi mesmo lido.
Livros com mais de uma historia só valerá o  livro todo.
Os professores e toda a escola socializará uma (01) vez por mês para contar historias e dramatiza - lá.  Os professores ficarão responsáveis pelas histórias.




CRONOGRAMA

30/04/2014 – Abertura do projeto – Contadores de historia:
29/05/2014 –  Apresentações e dramatizações de historia e varal de poesia;
30/06/2014 – Apresentações e dramatizações de historia, fabulas e contos;
29/08/2014 – Dramatizações, Contações de historia, lenda ,parlendas, trava – línguas, cantigas de roda;
26/09/2014 –  Apresentações e dramatizações de historia;
30/10/2014 -  Dramatizações de historia;
28/11/2014 – Fechamento do projeto com momento cultural e premiações para os alunos leitores.



PREMIAÇÕES


Será premiado:   1º e 2º ano  -     1º lugar
                                                     2º lugar
                                                     3º lugar, com troféu.

                            3º, 4º e 5º ano – 1º lugar
                                                       2º lugar
                                                       3º lugar, com troféu.

E do 4º ao 10º lugar será premiado com medalha e  outros prêmios ( livros e brindes).





RECURSOS HUMANOS  E  MATERIAIS

Textos diversos;
Livros, jornais, revistas, gibis;
Quadro negro, giz, caneta, lápis preto  e  colorido, cadernos;
Fantoches;
Fantasias;
Data show;
Pen drive;
CD;
DVD;
Computador;
Impressora, chamex;
Contadores  de  historia;
Professores;
Coordenadores;
Diretor;
Amigos  da  escola;
Pais;
Alunos.






CULMINÂNCIA

Exposição dos trabalhos desenvolvidos em classe, músicas, dramatizações de histórias infantis; Haverá culminâncias parciais das atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos ao decorrer do ano letivo. Sendo que haverá as premiações dos livros lidos pelos alunos no dia da culminância.



AVALIAÇÃO

* Será desenvolvida no decorrer do desenvolvimento deste projeto, observando se os discentes estão alcançando os objetivos propostos no mesmo.
* Este projeto contará com anexos de atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais projetos.     
 Ocorrerá ao longo de todo o desenvolvimento do projeto. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades propostas que serão registrada sendo discutidos coletivamente os avanços e as dificuldades durante o processo ensino-aprendizagem.






BIBLIOGRAFIA

_SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
_Caderno AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte: Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000. Edição Especial.
 _SOARE, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
_Revista Nova Escola. Ed. Abril. Dez/2005.
_LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza  Seabra. Educação Escolar: Políticas estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
_Parâmetros Curriculares Nacionais: Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição Especial.
_KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras,1999.
_ROSSINI, Maria Augusta Sanches;Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição.
PCN – Língua Portuguesa;
SILVA, Zeneide e Célia Passos – Eu gosto Integrado.
Martos Clorder Rivas – Viver e Aprender – Editora Saraiva.

Projeto “Mundo  Novo Lendo  e  Aprendendo”.

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