Diretor: Luiz Fernando
Secretária Escolar: Rosângela Furtado
Pinheiro
Coordenadoras Pedagógicas:
Alessandra Alves Andrade
Jovelina Rodrigues Oliveira.
Professores:
Jardim I: Monica Aparecida Hordones
Jardim II: Divina Cardoso
1º Ano Vespertino: Madalena Dutra
de Oliveira
2º Ano Matutino: Wanderleia
Ramos Gomes
2º Ano: Maria Edileuza Bastos
3º Ano Vespertino: Deusimar
da Costa
Vieira
4º Ano Matutino: Almerinda
Alves de S. N. Araujo
4º Ano Vespertino: Eliana Alves Rocha
5º Ano Matutino: Monica
Aparecida Hordones
5º Ano Vespertino: Almerinda Alves
de S. N. Araujo
Projeto de Leitura : Brincar, Ler
, dramatizar e Interpretar para
Aprender.
Alunos atendidos: Jardim
I ao 5º ano.
Duração: 08 meses
Cronograma: A cada 30 dias.
Período: 30/04 a 28/11/2014
Mundo
Novo – Goiás/ Abril - 2014
“É preciso que a educação seja mais
significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando,
seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o
prepare para o mundo de hoje.”
(Maria Augusta Sanches Rossini)
JUSTIFICATIVA
Partindo do principio de que as histórias em geral são grandes aliadas
no processo de alfabetização, a escola necessita trabalhar na extensão da
leitura que a criança traz de seu mundo, mesmo sem estar alfabetizada, pois
existem diferentes formas de leitura e interpretação. O incentivo às diversas
leituras é de suma importância desde a educação infantil, passando para o
ensino fundamental, considerando que a interpretação é um processo de
construção de significação do texto, no qual o leitor passa a ser ativo capaz
de: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair,
comparar, deduzir, etc. Assim torna-se capaz de ultrapassar a simples
decodificação, usando a leitura como prática social.
É comum presenciar depoimento de professores sobre alunos alfabetizados,
porém não conseguem interpretar o que lê, assim surge a necessidade do
professor desenvolver atividades atrativas que desenvolvam o letramento em
seus alunos, isto é, despertar a leitura e a escrita como práticas sociais.
Diante dessa realidade, faz-se necessário desenvolver um projeto literário que
fuja das práticas repetitivas, cansativas e sem sentido, iniciando um processo
de transformação na prática pedagógica, possibilitando o despertar prazeroso do
mundo da leitura e preparando a criança para a leitura infanto-juvenil. Sabe-se que, o aluno
que possui contato com livros e leituras realizadas e incentivadas por
educadores, terá um melhor desempenho escolar onde o habito de ler transforma
em verdadeiro prazer.
Este projeto permite que cada sala de aula tenha seu próprio acervo
literário onde possibilita que a leitura seja sempre incentivada pelos
educadores e as escolhas dos livros feita pelos próprios estudantes.
O projeto de leitura
acontece em sala de aula e na biblioteca para formar o hábito de frequentar
adequadamente, realizando aquisições deste acervo possibilitando a leitura extraclasse.
Todas as atividades
do projeto são registradas para que os
estudantes acompanhem o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
Creditamos, assim,
que a implementação deste projeto vem
favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto que se propõe
a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar
e, conseqüentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras
disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no
dia a dia dos educandos.
Envolver os alunos
cada vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita
disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade
mais justa e humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos:
Professores, alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por
uma educação de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em
vigor (LDB nº 9394/96 art. 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de
aprender tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita
e do cálculo”).
Então, para que isso ocorra de fato, é de fundamental importância que a
escola se veja como instituição responsável por despertar no aluno o interesse
e o prazer pela leitura e mais, que ela seja um exemplo de leitor, isto é, que
todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham comportamento leitor,
para que possam estimular aqueles que ainda não têm tal hábito. É necessário
também buscar formas de conscientizar as famílias dos educandos para a
importância do ato de ler e quem sabe até, tornar aqueles pais que são
indiferentes à leitura, em pais leitores. Portanto estimular alguém a ler exige
esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos
no processo educacional.
OBJETIVO GERAL
Incentivar a
leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a
curiosidade dos educandos
com a intenção
de contribuir para
formar uma nova
geração de leitores,
capazes e mais
críticos.
Desenvolver habilidades relacionadas à leitura,
interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura
e escrita, ampliando o conhecimento lingüístico e cultural dos mesmos,
contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da
cidadania.
Despertando assim o hábito de ler por prazer, descobrindo o doce
encantamento da literatura tornando-se um aluno letrado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oportunizar momentos de leitura como lazer.
Estimular na criança o conhecimento literário:
Trabalhar os valores de forma contextualizada;
Tornar o aluno mais questionador e crítico;
Desenvolver o hábito de leitura e interpretação;
Trabalhar com a interdisciplinaridade;
Promover debates, dramatização, relacionados, aos
temas;
Iniciar o contato com a literatura infanto-juvenil;
Realizar interpretação de textos através de
produções pessoais e coletivas com ilustrações;
Dramatizar textos trabalhados em classe;
Promover oficinas da nova reforma ortográfica;
Interpretar e responder adivinhas e provérbios populares;
Recontar textos lidos;
Desenvolver atividades de leitura nos diferentes
projetos;
Ler e escrever operações diversas;
Introduzir as mudanças ortográficas de forma
gradativa;
Identificar a funcionalidade da leitura de
diferentes textos do cotidiano.
META
O projeto tem como
meta alcançar pelo menos 80% dos alunos, estimulando-os a desenvolver o gosto e
o prazer pela leitura através do interesse revelado nos empréstimos, nas
frequências e participações das atividades propostas pelo projeto de leitura.
METODOLOGIA
Utilização de textos literários só com gravuras
para produção de texto.
Apresentação do projeto para os alunos;
Músicas diversas;
Confecção de frases de incentivo a leitura;
Hora do conto e reconto;
Self-service da leitura (cesta);
Dramatizações de histórias com uso de fantoches e
outros no teatro móvel;
Leitura e interpretação de textos diversos
(fábulas, contos, crônicas, clássicos...);
Jornada de leitura (cartazes no pátio);
Sacola literária (textos diversos);
Estória dos lápis;
Entrevistas, pesquisas;
Produções de textos através de gravuras;
Galeria dos autores;
Pesquisas de assuntos diversos;
Leitura compartilhada diária na sala ou
extra- classe;
Estudo de vocabulários nos textos;
Utilização de jogos para desenvolver a leitura;
Utilização de aparelho de som para CD’s de músicas
e estórias infantis;
Curtindo a leitura com estórias infantis;
Caixa de linguagens;
Apresentação de estórias infantis pelos docentes
e pelos pais ou amigos
da escola;
Interpretação de situações problemas;
Batata-quente (caixinha com frases ou textos
pequenos);
Textos enlatados;
Declamações de poesias;
Pesquisas;
Advinhas;
Provérbios;
Paródias;
Cartas enigmáticas;
Utilização de rascunho como produção provisória do
texto;
Resumo ilustrado do texto lido;
Mural ou
varal literário;
Visita de leitura – um convidado para ler na sala;
Confecção e leitura de textos no TNT;
Sarau de poesia leitura;
Cantinho de leitura nas salas de aula;
Palavra no balão para formar frases;
Uma vez na semana parada de leitura com historias
de valores;
Roda de leitura;
Maleta de
leitura;
Contadores
de Historia;
Momento cultural;
Apresentação teatral envolvendo o corpo docente e
os educandos da escola.
Palanquinho da leitura;
Reconto com avental lúdico;
REGRAS PARA EMPRESTIMOS DE LIVROS
Empréstimos de 2ª-
feira a
6ª – feira = 5 livros (máximo)
Só serão
validos livros da escola.
O livro será
valido se o aluno contar a história para saber se foi mesmo lido.
Livros com mais de
uma historia só valerá o livro todo.
Os professores e
toda a escola socializará uma (01) vez por mês para contar historias e
dramatiza - lá. Os professores ficarão
responsáveis pelas histórias.
CRONOGRAMA
30/04/2014 –
Abertura do projeto – Contadores de historia:
29/05/2014 – Apresentações e dramatizações de historia e
varal de poesia;
30/06/2014 – Apresentações
e dramatizações de historia, fabulas e contos;
29/08/2014 – Dramatizações,
Contações de historia, lenda ,parlendas, trava – línguas, cantigas de roda;
26/09/2014 – Apresentações e dramatizações de historia;
30/10/2014 - Dramatizações de historia;
28/11/2014 – Fechamento
do projeto com momento cultural e premiações para os alunos leitores.
PREMIAÇÕES
Será premiado: 1º e 2º ano - 1º lugar
2º lugar
3º lugar, com troféu.
3º, 4º e 5º ano –
1º lugar
2º lugar
3º lugar, com troféu.
E do 4º ao 10º
lugar será premiado com medalha e outros
prêmios ( livros e brindes).
RECURSOS HUMANOS E
MATERIAIS
Textos diversos;
Livros, jornais, revistas, gibis;
Quadro negro, giz, caneta, lápis preto e
colorido, cadernos;
Fantoches;
Fantasias;
Data show;
Pen drive;
CD;
DVD;
Computador;
Impressora, chamex;
Contadores
de historia;
Professores;
Coordenadores;
Diretor;
Amigos
da escola;
Pais;
Alunos.
CULMINÂNCIA
Exposição dos
trabalhos desenvolvidos em classe, músicas, dramatizações de histórias
infantis; Haverá culminâncias parciais das atividades de leitura e escrita
desenvolvidas nos demais projetos ao decorrer do ano letivo. Sendo que haverá
as premiações dos livros lidos pelos alunos no dia da culminância.
AVALIAÇÃO
* Será
desenvolvida no decorrer do desenvolvimento deste projeto, observando se os
discentes estão alcançando os objetivos propostos no mesmo.
* Este projeto
contará com anexos de atividades de leitura e escrita desenvolvidas nos demais
projetos.
Ocorrerá ao longo de todo o desenvolvimento do
projeto. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a
observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades
propostas que serão registrada sendo discutidos coletivamente os avanços e as
dificuldades durante o processo ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
_SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação:
Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
_Caderno AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte:
Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000. Edição Especial.
_SOARE, Magda.
Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
_Revista Nova Escola. Ed. Abril. Dez/2005.
_LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI,
Mirza Seabra. Educação Escolar:
Políticas estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
_Parâmetros Curriculares Nacionais: Fáceis de Aprender.
Revista Nova Escola. Edição Especial.
_KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS, Silvia E. Leitura e
interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP:
Mercado das Letras,1999.
_ROSSINI, Maria Augusta Sanches;Aprender tem que ser
gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição.
PCN – Língua Portuguesa;
SILVA, Zeneide e Célia Passos – Eu gosto Integrado.
Martos Clorder Rivas – Viver e Aprender – Editora
Saraiva.
Projeto “Mundo
Novo Lendo e Aprendendo”.
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