quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PROJETO E REGULAMENTO PARA O CAMPEONATO DE TABUADA 2012


SENHORES PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE EM GERAL  CONHEÇA O PROJETO DO CAMPEONATO DE TABUADA E COMENTE NO FINAL DA POSTAGEM. Veja datas e premiações.
 



PROBLEMÁTICA /DEFINIÇÃO DO TEMA:


Dificuldade na aprendizagem da tabuada.


JUSTIFICATIVA


É frequente ouvir os alunos falarem que odeiam matemática e a acham um “bicho de sete cabeças”. Isso acontece porque os alunos não conseguem dominar  o conteúdo e um das causas  principais é por acharem difícil  aprender a tabuada.
 Quando se domina a tabuada fica muito mais rápido e fácil resolver cálculos. Dessa forma o aluno terá facilidade  e a  matemática se tornará divertida e atrativa.



                                      OBJETIVO


Este visa estimular o educando a aprender a tabuada de forma divertida, utilizando recursos variados, principalmente dando a oportunidade ao aluno de manusear o computador, pois é uma ferramenta que atrai atenção e  que muitos ainda não tem acesso. Dessa forma o campeonato objetiva uma competição saudável que envolva a todos, possibilitando maior interação entre pais alunos e professores e gerando uma aprendizagem significativa.



METODOLOGIA
Utilizar estratégias diversas como tabuada musical; jogos no computador(sebran 1.46, tabuada divertida-SESC-MG e Escola Games);grupos de estudos;tomada de tabuada;brincadeiras de competição em sala de aula, jogos de dominós entre outros,etc.



REGULAMENTO DO CAMPEONATO

1ª Fase



·        Poderão  e  devem  participar  todos os  alunos  matriculados na escola.Sendo que o 1º ano competirá apenas na tabuada de adição,Os alunos do 2º ano tabuada  até  o numero cinco(5)   o 3º, 4º e 5º ano, tabuada  de multiplicação até dez (10) ;
·        A competição será por turno e por ano escolar, os alunos competirão apenas com os colegas de sala;
·        Nesta 1ª seleção após vários estudos, o coordenador marcará os dias em  que estará perguntando a tabuada individualmente nas salas;
·        Haverá uma folha disposta em tabelas com os nomes dos alunos de cada sala onde deverá ser marcado quando o aluno acertar a tabuada do dia, dessa forma será visualizado a progressão dos alunos (modelo da ficha em anexo);
·        Cabe ao professor regente decidir se deverá ser tomada uma ou duas tabuadas por dia, ou  ir tomando até onde o aluno(a) der conta;
·        O educando que for concluindo a tabuada será automaticamente classificado para a etapa semifinal;
·        O aluno(a) deverá responder sem demora a tabuada sortida,caso erre até três(3) respostas terá nova chance, perguntando toda a tabuada novamente, se errar novamente por duas(2) vezes não passará para a próxima tabuada;
·        Serão classificado os dez(10) primeiros alunos de cada turma para a próxima etapa;
·        Caso aconteça que mais de dez alunos conclua a tabuada no mesmo dia não haverá desempate, eles  também passarão para a semifinal;
·        Os alunos que não conseguirem aprender a tabuada terão um atendimento a parte com grupos de estudos  e com a ajuda do professor,colegas, pais e grupo gestor.

                                          

SEMIFINAL



·        A semifinal será realizada nos dias 18 e 19 de outubro de 2012 sendo no dia 18 para os alunos de 4º e 5º ano e no dia 19 para as turmas de 1º, 2º e 3°  ano escolar;
·        Esta etapa será realizada em sala de aula;
·        Na semifinal, a diretora, os coordenadores e a professora regente fará a seleção entre os dez(10) ou mais selecionados, classificando apenas cinco (5) para a grande  final;
·        Serão colocados os fatos da tabuada em uma caixinha, onde o  participante pegará um papelzinho e entregará a professora regente que fará a pergunta ao participante que terá apenas dez(10) segundos para responder, a partir do momento do enunciado dito pela professora;
·        Se o aluno (a) falar o resultado errado o grupo gestor poderá alertá-lo  e o mesmo terá outra chance para responder desde que não ultrapasse o tempo estipulado;
  O tempo será cronometrado pelo Coordenador da escola;
·        A diretora e a coordenadora ajudarão na computação dos pontos;
·        O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de desclassificação. E quem ajudou será convidado a se retirar do ambiente.
·        Se o aluno (a) falar o resultado errado o grupo gestor poderá alertá-lo  e o mesmo terá mais uma chance para responder desde que não ultrapasse o tempo estipulado;
·        Os cinco (5) alunos que obtiverem mais acertos no decorrer de quatro rodadas serão classificados para a final;
·        Só haverá eliminação após encerrar a 4ª rodada;
     Se  houver empate haverá nova(s) rodada(s) no máximo de cinco (5) entre os empatados e o participante terá que responder em apenas cinco (5) segundos;
     A cada término de rodada desempate, o aluno que errar será eliminado, até encontrar os cinco finalista;
·       Mas se por ventura persistir o empate. Para encontrar os finalistas será utilizada a tabuada por escrito;
·        Estará impresso numa folha a tabuada (sortida) para os alunos responderem (com a mesma quantidade para todos);
·        Terão sessenta (60) perguntas/tabuadas sortidas;
·        Cada aluno receberá uma folha com a tabuada, com espaço para respondê - la e caneta;
·        Será dado um tempo de dois (2)  minutos para os alunos responderem;
·        O participante não poderá responder ao finalizar o tempo;
·        Ao encerrar o tempo, os cinco (5) participantes que tiverem mais acerto serão classificados para a final;
·        Se permanecer o empate  conceder mais um (1) minuto para responderem;
·        Os  finalistas serão divulgados no mural  e no blog da escola (nomes completos).



FINAL DO CAMPEONATO


·              A grande final será  no pátio da escola, no dia  (primeiro)  de novembro de 2012;
·        Qualquer pessoa da comunidade poderá assistir a final desde que não interfira no bom andamento do campeonato;
·        O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de desclassificação. E quem ajudou será convidado a se retirar do ambiente.
·        A tabuada estará na caixinha, onde o aluno pegará um papelzinho e dará para a professora regente, que perguntará;
·        Terão três (3) caixinhas, sendo: Uma para o 1º ano (com a tabuada de adição), Uma para o 2º ano (com a tabuada  de multiplicação até  5), e  outra para as demais séries (tabuada  de multiplicação completa);
·        Para saber a ordem de participação será sorteado a série e depois por série será em ordem alfabética;
·         O Coordenador cronometrará o tempo;
·          A diretora e a coordenadora ajudarão na computação e anotação dos pontos;
·        O aluno (a) terá dez (10) segundos, (a partir do instante que a tabuada for perguntada) para responder;
·        Se o aluno (a) falar o resultado errado o grupo gestor poderá alertá-lo  e o mesmo terá outra chance para responder desde que não ultrapasse o tempo estipulado;
·        Primeiramente, os alunos participarão de três (3 ) rodadas, só após concluída a 3ª rodada será eliminado(s) os que obtiverem menos acertos;
·        Caso não encontre os vencedores até a terceira rodada, as rodadas seguintes serão eliminatórias (quem errar sairá após o término da rodada);
·        A partir da quarta (4ª) rodada o participante terá o tempo de  cinco (5) segundos para responder;
·        Se por ventura todos errarem na rodada terá nova rodada;
·        Quando encontrar os três colocados (1º, 2º e 3º lugares) a competição encerrará;
·        Caso haja empate ao finalizar a oitava (8ª) rodada, os empatados passarão a responder numa folha;
·         Estará impresso numa folha a tabuada (sortida) para os alunos responderem ( de acordo com o nível/a mesma quantidade para todos);
·          Terão sessenta (60) perguntas sortidas;
·        Cada aluno receberá uma folha com a tabuada, com espaço para respondê - la e caneta;
·        Será dado um tempo de dois (2)  minutos para os alunos responderem;
·        O participante não poderá responder ao finalizar o tempo;
·        Ao encerrar o tempo o participante  que tiver mais acerto será o campeão/campeã e consequentemente conheceremos os demais colocados;
·        Se permanecer o empate  conceder mais um (1) minuto para responderem;
·        Serão premiados os três primeiros colocados de cada sala/ano escolar.



 
PREMIAÇÕES

·        Cada professor ficará responsável pela aquisição de premiação/brindes junto aos pais, ou como achar mais conveniente, já que serão muitos alunos para serem premiados;
·        A escola conseguirá junto à secretaria municipal de educação troféus e medalhas;
·        Receberão premiação os alunos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar de cada sala, sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 medalha); 2º lugar (1 medalha) e 3º lugar (1 medalha). Além dos prêmios adquiridos;
·        Os alunos que ficarem em 4º e 5º lugares de cada sala  receberão medalhas de acordo com as colocações;
·        Fica a critério do professor regente  se irá  premiar os  alunos que ficarem em 4º e 5º lugares (premiação adquirida);




CRONOGRAMA

Do dia 17 a 27 de setembro de 2012(grupo de estudo no computador)


·        Cada dia levar uma turma para a coordenação para que em duplas  utilize o computador(aplicativo tabuada divertida-SESC-MG),para que os alunos estudem a tabuada de forma diferente e tenham acesso a tecnologia que chama muito a atenção das crianças.Utilizar também o data show para melhor visualização;
·        O professor  ficará a vontade para marcar o dia e horário(com antecedência),  desde que seja dentro do prazo estipulado;
·        Cada aluno(a) disporá do tempo de um(1)minuto para responder a tabuada em dupla onde um auxiliará o outro;
·        Para formar as duplas será utilizado um sorteio;
·        No final do tempo estipulado será apertado o botão “recomeçar”, para visualizar o resultado final(erros e acertos);
·        Quando todos  terminarem será feita a classificação das duplas;
·        Esta atividade não valerá para efeito de competição e classificação para as próximas etapas, apenas servirá para que no próximo campeonato os alunos e professores se sintam a vontade para lidar com o computador e tenhamos uma competição com estes aplicativos que são excelentes. Existe aplicativo para as quatro operações fundamentais;
·        Obs.: Para as turmas de 1º e 2º ano será utilizado o aplicativo SEBRAN 1.46, nas respectivas tabuadas, colocando no nível fácil e dado o tempo de um (2) minutos para cada um da dupla. O ponto será computado para o primeiro clique;
·        A professora do 1º ano poderá optar pelo SEBRAN ou  pelo programa tabuada divertida(adição);
·        Após conhecer os programas e o professor concordar  que é uma  boa ferramenta, poderá utilizá-lo na semifinal como critério de desempate, desde que se manifeste com antecedência. Neste caso a competição será individual e o tempo será de dois (2) minutos para cada.




1ª FASE (do dia 01 a 10 de outubro de 2012)

Classificação para a etapa semifinal feita de acordo com o regulamento, utilizando a ficha de progressão para os alunos.



SEMIFINAL  (dia 18 e 19 de outubro de 2012)

Dia18 de outubro= (4º e 5º ano)
Dia19 de outubro= (1º, 2º e 3º ano)

Feito em sala de aula com a participação da professora regente, diretora, coordenadores, alunos e pais.


GRANDE FINAL

    Dia 1 de novembro de 2012 (quinta-feira)
Será no pátio da escola por turno e por sala/ano escolar. Com a participação de todos.



RECURSOS UTILIZADOS:


·        Cd musical da tabuada;
·        Computador;
·        Data show;
·        Dominó de madeira de multiplicação e adição;
·        Aplicativos(SEBRAN,tabuada divertida).


DIVULGAÇÃO:

    O projeto após ser discutido com os professores, foi elaborado/organizado e depois revisado com todos. Em seguida foi deixado sobre a mesa na sala dos professores para que os pais e alunos tenham acesso através dos professores e também postado no blog da escola escolafdeassis.
    No blog e no mural da escola serão divulgados os classificados em cada etapa  e o resultado final.
                                        

















 




12 comentários:

  1. Gostei muito deste projeto.Os alunos estão estudando e aprendendo bastante.
    Conto tambem com a ajuda dos pais.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. adorei o projeto, estou iniciando uma gincana da tabuada em minha escola, porem estava com duvidas em relação ao regulamento, como poderia ser feito e o projeto de vcs me ajudou muito.
    obrigaada

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer com minha turma , eles estão muito desmotivados.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA.... QUE PROJETO LINDO...POSSO COPIAR???

    ResponderExcluir
  5. jÁ TINHA UM DESEJO DE FAZER UMA COPA DE TABUADA NA ESCOLA E O SEU PROJETO ME DEU MUITAS IDÉIAS. POSSO FAZER UMA ADAPTAÇÃO PARA O MEU?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada era o que eu estava procurando...

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.