sábado, 7 de abril de 2012

Projeto Soletrando 2012(objetivo, regulamento, cronograma,etc) não deixe de conhecê-lo na íntegra.






 

 

MUNDO NOVO – GOIÁS

MAR/ 2012

 

 



 





PROBLEMATIZAÇÃO: Deficiência ortográfica




APRESENTAÇÃO

Projeto elaborado em conjunto com os professores e grupo gestor, ouvindo as sugestões dos pais e demais funcionários. Foram feitas algumas alterações para que não haja injustiça e prevaleça a competição saudável geradora de uma aprendizagem significativa.
Depois de  elaborado e aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter acesso.

                

JUSTIFICATIVA


        
O soletrando é realizado todos os anos em nossa escola e é aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos alunos e comunidade escolar, pois além da emocionante competição há evidência de melhora significativa  na aprendizagem dos alunos. Portanto neste ano o SOLETRANDO terá duas edições; uma em cada semestre.E a disputa será por serie/ano escolar.
Promoveremos uma competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada série que obtiverem  mais pontos serão os finalistas.
Os pais de cada sala/série concordaram em ajudar na compra da premiação.


OBJETIVO GERAL


O objetivo deste é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.
   


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·        Sanar dificuldades ortográficas;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
·        Compreender o significado das palavras;
·        Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
·        Incentivar todos os alunos a participar;
·        Conhecer algumas palavras  do novo acordo ortográfico;
·        Desenvolver o espírito competitivo.


METODOLOGIA



·        Envolver todos os alunos na competição;
·        Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos  na memorização das palavras;
·        Escolher as palavras de acordo com o nível da série e se possível em conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries.
·        Entregar a lista  das palavras com antecedência aos alunos;
·        Incentivar os pais a assistirem  a competição;  
·        Expor o projeto soletrando onde os pais e  comunidade em geral poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);
·        Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
·        Trabalhar  leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
·        Realizar simulados da competição em sala de aula;
·        Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
·        Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada série;
·        Divulgar por escrito em mural os nomes dos alunos campeões;
·        Escolher em conjunto: professor, família e direção a premiação de cada turma, conscientizando que a premiação poderá variar de uma turma para outra.

REGULAMENTO
1ª e 2ª etapa


·        A gincana soletrando” será uma competição realizada por série e turno escolar;
·        Podem participar todos os alunos matriculados (do 1º ao 5º ano);
·        Se possível em conjunto elaborar a mesma listas de palavras para as respectivas séries. (Ex: 2º ano matutino com 2º ano vespertino);
·        Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
·        A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor com supervisão dos coordenadores da escola  e  do diretor;
·        É necessária a presença de  pelo menos um funcionário na sala para que a competição aconteça;
·        Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas),com antecedência mínima de sete(7)dias da data marcada para cada etapa;
·        Em cada etapa serão: 20 palavras para o 1º ano, 25 palavras para o 2º ano, 35 palavras para o 3º ano, 50 palavras para o 4º ano e 50 palavras para o 5º ano;
·        A  ordem de iniciar o soletrando será de acordo com a seqüência da lista de chamada (diário);
·        Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar
não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        Se o professor desejar, além das duas etapas poderá acrescentar mais etapas, desde que observe o cronograma estabelecido;
·        A 1ª etapa será realizada nos dias 26 e  27 de março sendo: 4º e 5º Ano no dia 26; e 1º,2º e 3º Ano no dia 27.
·        Na 1ª etapa não haverá eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4(quatro) rodadas;
·        Cada acerto valerá um(1) ponto;
·         Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a chance posteriormente; nas demais etapas não terá  segunda  chance, pois  será fase classificatória e de premiação;
·        Em cada etapa os alunos terão sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada série/ano;
·        A 2ª etapa será realizada nos dias 19 e 20 de Abril, sendo que: dia 19 será no 1º, 2º e 3º ano e dia 20 de abril será a vez do 4º e 5º Ano.
·        Na 2ª etapa todos os alunos participarão e no fim da terceira (3ª) rodada de acordo com a somatória serão classificados para a grande final os  cinco(5) alunos que obtiverem mais pontos;
·        Se ocorrer empate, os empatados continuarão a disputa em rodadas “extras” até encontrar os cinco (5) finalistas;
·        Portanto se  nas rodadas extras acabar as palavras da caixinha por três  (3) vezes e persistir o empate  a competição continuará no dia 23 de abril  e contará com palavras da 1ª e 2ª etapa.


REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
DIA 18 DE MAIO


·        A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os cinco (5) alunos selecionados em cada série/ano escolar;
·        Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada por turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
·        Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer a mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
·        A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
·        Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três(3) componentes mais o professor regente. Todos  receberão  uma lista com as palavras em ordem alfabética para acompanhamento;
·        Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
·         Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
·        O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno não será obrigado a utilizar o microfone, desde que fale alto e de forma que possa ser entendido pelos componentes da mesa julgadora;
·        Se ocorrer qualquer problema técnico  com o som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova oportunidade;
·        Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma ( todas as palavras da 1ª e da 2ª etapa);
·        O  professor regente ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
·        A competição iniciará por série e os alunos participarão  em ordem alfabética;
·        As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
·        Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
·        Se  o aluno  começar a soletrar e   pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
·        O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
·        Se o aluno esquecer-se de  pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar
não será prejudicado;
·        O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
·        A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
·        Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
·        O aluno que errar será desclassificado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
·        A competição acabará quando encontrar os três (3)  primeiros colocados (de acordo com a classificação);
·        Para critério de desempate haverá vinte (20) palavras “extras”, (com maior grau de dificuldade) selecionadas antecipadamente pela professora regente de acordo com o nível de sua turma;
·        Só serão utilizadas as palavras “extras”   quando o empate persistir e acabar as palavras da caixinha;
·        As palavras extras serão entregue aos alunos finalistas no mesmo dia em que forem entregues  as palavras mescladas da 1ª e da 2ª etapa;
·        Os prêmios serão adquiridos com a ajuda dos pais de cada ano escolar, como acordo  firmado durante as reuniões;
·         Os professores, pais  e direção ajudarão na escolha dos prêmios;
·        A competição final será realizada por  turno e série  e serão  premiados do 1º ao 5º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar(1 troféu e 1 prêmio), 2º e 3º lugar( 1 medalha e 1 prêmio cada), 4º e 5º lugar(medalhas);
·        Os alunos que ficarem em 4º e 5º lugar em suas respectivas séries receberão medalhas (de acordo com a ordem de classificação);
·        Relatar no final da competição a premiação de cada um;
·        Ficará a cargo da escola conseguir os troféus e medalhas;
·        Fica decidido que ao acabar as palavras da caixinha e também as palavras extras e não encontrar o 1º, 2º e 3º lugar, a competição será encerrada e os três receberão premiação igual e nas medalhas escrito: campeão do soletrando 2012 e a serie/ano escolar. Juntamente com os prêmios (iguais )adquiridos com a ajuda dos pais. Nesse caso não haverá troféu;
·        Caso isso aconteça deverá marcar outra data para entrega dos prêmios se estes não estiverem  padronizados;
·        Se acabarem as palavras da caixinha e as palavras extras e ainda tiver quatro(4) ou mais competidores empatados, a competição continuará voltando as palavras “extras” para a caixinha;
·        Por fim os alunos finalistas terão seus nomes e classificação  divulgados  no mural da escola.




CRONOGRAMA
DO SOLETRANDO



1ª Etapa


DIA: 26  de março  de 2012  / segunda-feira  (4º e 5º ano)
DIA: 27  de março de 2012 /  terça-feira   (1º, 2º e 3º ano)
                   



2ª Etapa

Sugerimos entregar as palavras aos alunos no dia que concluir a 1ª etapa.

DIA: 19 DE ABRIL DE 2012 / quinta-feira (1º, 2º e 3º ano).
DIA: 20  DE ABRIL  DE 2012/ sexta-feira (4º e 5º ano).

                   *Rodadas extras para desempate.
                  Dia: 23 de abril de 2012 (segunda-feira)


GRANDE FINAL


DIA: 18 DE MAIO  DE 2012  (sexta-feira)



Entrega da premiação (se a competição terminar empatada)

 
Dia:  22 de maio de 2012 (terça-feira)
RECURSOS HUMANOS:


·        Professores;
·        Coordenadores Pedagógicos;
·        Diretora e secretária;
·        Alunos;
·        Pais ou responsáveis.



RECURSOS MATERIAIS:


·        Dicionário;
·        Banco de palavras;
·        Máquina Fotográfica;
·        Som;
·        Microfone;
·        Prêmios.


AVALIAÇÃO:

Avaliar o envolvimento dos alunos na competição, verificando a aprendizagem proporcionada através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões e relatórios. Analisar o que deu certo ou errado e fazer alterações, aperfeiçoando o projeto para a 2ª edição do soletrando que será realizada no 2º semestre.


Projeto elaborado dia: 20 de março de 2012.
Linha de Assinatura do Microsoft Office...sexta-feira, 6 de abril de 201206/04/2012

34 comentários:

  1. O projeto ficou ótimo. Que bom seria se todos pudessem ter acesso a internet.Para os que nao tem acesso é só ir até a escola para conhecêlo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a todos que se empenharam neste projeto significativo! Vou me inspirar em vocês!

      Excluir
  2. Gostei muito do projeto!! Acho que vou copiar a ideia de vocês e tentar ajudar meus alunos que apresentam problema com ortografia. Vão se divertir e aprender ao mesmo tempo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei o projeto de vocês, com certeza será de auto ajuda para muitos educadores. Parabéns, mesmo!!! Nota 10.

    ResponderExcluir
  4. Este projeto foi como um "prêmio" pra mim, pois estava precisando muito para melhorar a ortografia dos meus alunos. Considerei-o perfeito. Maria Islândia- CE.
    Obrigada por partilhar conosco uma oportunidade de crescimento no ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a escola pela criatividade em estar trabalhando um projeto que contribui para o desenvolvimento dos educandos em língua portuguesa. Lembramos ainda que o projeto em 2013 será no mês de novembro. Galerinha estudem!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Maria seg. jul.21
    Parabéns pelo projeto, gostei muito vou aproveitar para trabalhar na escola para melhorar a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero este projeto na minha escola

      Excluir
  7. Parabéns pelo projeto,obrigada por compartilhar irei usar na escola que trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabens esta otima o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!

    Excelente projeto.

    Vou fazer algumas adaptações para trabalhar com a minha turma.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Creio que fazem um excelente e produtivo trabalho. Ideia digna mesmo de ser compartilhada.

    ResponderExcluir
  11. Trabalho excelente... Vou fazer na escola que leciono.
    Parabéns à todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Trabalho excelente... Vou fazer na escola que leciono.
    Parabéns à todos!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o projeto, utilizarei-o com meus alunos.

    ResponderExcluir
  14. Amei o projeto!
    Meu filho participou de um na escola dele e ganhou. Ficou todo bobo!

    ResponderExcluir
  15. Amei o projeto!
    Meu filho participou de um na escola dele e ganhou. Ficou todo bobo!

    ResponderExcluir
  16. Lindo projeto, vou tentar reproduzi-lo quase na íntegra. Parabéns e muito obrigado pela disponibilidades.
    Walter Horta. EEB Ponte Nova -MG

    ResponderExcluir
  17. Gostei deste projeto! Se me permite, vou utilizá-lo com os alunos da escola em que eu trabalho. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o projeto. Vou adaptá-lo para trabalhar com meus alunos . Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o projeto. Vou adaptá-lo para trabalhar com meus alunos . Obrigada

    ResponderExcluir
  20. ola, bom dia eu tentei contactar voces mas nao consegui. eu copiei e adaptei este modelo para aplicar aqui em uma escola da minha comunidade. podem me contactar pelo meu email: madureirakanambi@hotmail.com

    agradecia para ter vossa autorização

    ResponderExcluir
  21. Um belo e significante projeto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. MANDEI EMAIL PARA VOCÊS, POIS QUERO REALIZAR NA ESCOLA ONDE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  23. O projeto ficou excelente!Gostaria de saber se posso estar utilizando seu projeto com algumas modificações na escola onde trabalho?

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo projeto! vou me inspirar nele para realizar com meus alunos!

    ResponderExcluir
  25. Lindo projeto! Estou pensando em realizar na minha escola!

    ResponderExcluir
  26. excelente projeto!vou utilizar- lo na sala de aula...parabéns!

    ResponderExcluir
  27. OBRIGADA POR COMPARTILHAR O PROJETO! QUERO FAZER UM SOLETRANDO E NÃO TINHA IDEIA FORMAL DE COMO PODERIA REALIZA-LO. O PROJETO DE VOCES AJUDARAM-ME ENORMEMENTE. VOU ADEQUÁ-LO. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  28. Obrigada por compartilhar seu projeto. Excelente para ser trabalhado em 2022.

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECER NOSSO BLOG. APÓS A VISITA, POR FAVOR DEIXE SEU COMENTÁRIO. Veja como é simples:1º vá na opção "comentar como" e selecione NOME/URL digite seu nome e clique em continuar. Depois digite a mensagem e clique em PUBLICAR e pronto. Se por acaso aparecer um codigo é só digitar é simples. Obrigado.