quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CAMPEONATO DE TABUADA 3ª EDIÇÃO/2014



  
                      
         PROBLEMÁTICA /DEFINIÇÃO DO TEMA:


Dificuldade na aprendizagem da tabuada.


JUSTIFICATIVA


 É frequente ouvir os alunos falarem que odeiam matemática e a acham um “bicho de sete cabeças”. Isso acontece porque os alunos não conseguem dominar  o conteúdo e um das causas  principais é por acharem difícil  aprender a tabuada.
 Quando se domina a tabuada fica muito mais rápido e fácil resolver cálculos. Dessa forma o aluno terá facilidade e a matemática se tornará divertida e atrativa.
Devido o grande sucesso do projeto, neste ano será realizada a 2ª edição, Pois os resultados alcançados superaram as expectativas e sanaram  as dificuldades de  muitos  alunos com dificuldades.Foram feitas algumas mudanças no regulamento do ano passado para visar uma  competição




                                      OBJETIVO


O intuito deste é estimular o educando a aprender a tabuada de forma divertida, utilizando recursos variados, principalmente dando a oportunidade ao aluno de manusear o computador, pois é uma ferramenta que atrai atenção e  que muitos ainda não tem acesso. Dessa forma o campeonato objetiva uma competição saudável que envolva a todos, possibilitando maior interação entre pais alunos e professores e gerando uma aprendizagem significativa.



METODOLOGIA

* Tabuada musical;
*Jogos no computador(sebran 1.46;
*Tabuada divertida-SESC-MG e Escola Games);
*Grupos de estudos; tomada de tabuada;
*Brincadeiras de competição em sala de aula;
*Jogos de dominós; entre outros,etc.


REGULAMENTO
PARA USO DO COMPUTADOR


·        Esta atividade não valerá para efeito de competição e classificação para as próximas etapas, apenas servirá para que futuramente os alunos e professores se sintam a vontade para lidar com o computador e tenhamos uma competição com estes aplicativos que são excelentes. Existe aplicativo para as quatro operações fundamentais;
·  Caso o professor queira será disponibilizado o aplicativo. (para uso no notebook);
·        O professor ficará a vontade para marcar o dia e horário (com antecedência),desde que seja dentro do prazo estipulado;
·        Cada dia levar uma turma para a coordenação para que em duplas  utilize o computador(aplicativo tabuada divertida-SESC-MG),para que os alunos estudem a tabuada de forma diferente e tenham acesso a tecnologia que chama muito a atenção das crianças. Se possível utilizar também o data show para melhor visualização;
·        O professor ficará a vontade para marcar o dia e horário (com antecedência), desde que seja dentro do prazo estipulado;
·        Cada aluno (a) disporá do tempo de um (1)minuto para responder a tabuada em dupla onde um auxiliará o outro;
·        Para formar as duplas será utilizado um sorteio;
·        No final do tempo estipulado será apertado o botão “recomeçar”, para visualizar o resultado final (erros e acertos);
·        Quando todos terminarem será feita a classificação das duplas;
 ·        Obs.: Para as turmas de 1º e 2º ano será utilizado o aplicativo SEBRAN 1.46, nas respectivas tabuadas, colocando no nível fácil e dado o tempo de um (2) minutos para cada um da dupla. O ponto será computado para o primeiro clique;
·        A professora do 1º ano poderá optar pelo SEBRAN ou pelo programa tabuada divertida (adição);








REGULAMENTO DO CAMPEONATO

1ª Fase



·        Poderão e devem participar todos os  alunos  matriculados na escola. Sendo que o 1º ano competirá apenas na tabuada de adição. Os alunos do 2º ano tabuada  até  o numero cinco (5)   o 3º, 4º e 5º ano, tabuada  de multiplicação até dez (10);
·        A competição será por turno e por ano escolar, os alunos competirão apenas com os colegas de sala;
·        Os alunos participarão de acordo com a ordem alfabética;
·        Nesta etapa a competição será realizada em sala de aula;
·        Da 1ª etapa à semifinal terá caráter somatório;
·        Haverá quatro (4) rodadas com todos os alunos da sala;
·        Terá uma folha disposta em tabelas com os nomes dos alunos de cada sala onde deverão ser marcados os acertos dos alunos;
·        Serão colocados os fatos da tabuada em uma caixinha, onde o participante pegará um papelzinho e entregará ao professor(a) regente que fará a pergunta ao participante que terá apenas dez(10) segundos para responder, a partir do momento do enunciado dito pelo(a) professor(a);
·   O educando terá apenas uma chance para responder;
·   O tempo cronometrado e a computação dos pontos serão feito pelo grupo gestor da escola;
·    Em cada sala ficará no mínimo três pessoas responsáveis pela competição, incluindo o professor regente;
·      O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de ter que responder novo fato. E quem ajudou será convidado a se retirar do ambiente.
·        As fichas da competição serão expostas no mural da escola para que os alunos e pais acompanhem o progresso de cada um, no decorrer do campeonato;
.    Nesta primeira etapa, os alunos do 2º ano responderão a tabuada do 2 e do 3;
.Os alunos do 3º ano responderão a tabuada do  2 ao 5;
.Os alunos do 4º e 5º responderão a tabuada do  2 ao 9;
.

·   Se caso o aluno repetir o fato não será desclassificado.











SEMIFINAL

·        Na semifinal, o diretor, os coordenadores e a professora regente  realizará a competição em sala de aula;
 ·        O cronograma com as datas da competição está em anexo;
 ·        Os alunos participarão  de acordo com a ordem alfabética;
 ·        Serão colocados os fatos da tabuada em uma caixinha, onde o  participante pegará um papelzinho e entregará a professora regente que fará a pergunta ao participante que terá apenas dez(10) segundos para responder, a partir do momento do enunciado dito pela professor(a);
·    O tempo será cronometrado pelo diretor da escola;
·        As coordenadoras ajudarão na computação dos pontos;
·        O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de ter que responder novo fato. E quem ajudou será convidado a se retirar do ambiente.
·        Se o aluno (a) falar o resultado errado o grupo gestor poderá alertá-lo  e o mesmo terá mais uma chance para responder desde que não ultrapasse o tempo estipulado;
·     Serão realizadas três (3) rodadas;
·    Ao encerrar a 3ª rodada as coordenadoras irão somar os pontos da 1ª etapa e da semifinal;
·        Os cinco (5) alunos que obtiverem mais acertos (pontos) serão classificados para a  grande final;
·     Se  houver empate haverá nova(s) rodada(s) no máximo de cinco (5) rodadas entre os empatados e o participante terá que responder em apenas cinco (5) segundos;
·     A cada término de rodada desempate, o aluno (a) que errar será eliminado, até encontrar os cinco finalistas;
·    Mas se por ventura persistir o empate. Para encontrar os finalistas será utilizada a tabuada por escrito;
·        Estará impresso numa folha a tabuada (sortida) para os alunos responderem (com a mesma quantidade para todos);
·        Terão sessenta (60) perguntas/tabuadas sortidas;
·        Cada aluno receberá uma folha com a tabuada, com espaço para respondê- la e caneta;
·        Será dado um tempo de dois (2)  minutos para os alunos responderem;
·        O participante não poderá responder ao finalizar o tempo;
·        Ao encerrar o tempo estipulado, os cinco (5) participantes que obtiverem mais acertos serão classificados para a final;
·        Se permanecer o empate conceder mais um (1) minuto para responderem;
·        Os nomes dos finalistas serão divulgados no mural, no blog e no facebook da escola.
Nesta segunda etapa, os alunos do 2º ano responderão a tabuada do 4 e do 5;
.    Os alunos do 3º ano responderão a tabuada do  6 ao 9;
.     Os alunos do 4º e 5º responderão a tabuada do  4 ao 9;

  ·  Caso o aluno repita o fato não será desclassificado.


FINAL DO CAMPEONATO


·      A grande final será  no pátio da escola;
·        Qualquer pessoa da comunidade poderá assistir a final desde que não interfira no bom andamento do campeonato;
·        O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de ter que responder outro fato. E quem ajudou será convidado a se retirar do ambiente.
·        A tabuada estará na caixinha, onde o aluno pegará um papelzinho e dará para o(a) professor(a) regente, que perguntará;
·       Terão três (3) caixinhas, sendo: Uma para o 1º ano (com a tabuada de adição), Uma para o 2º ano (com a tabuada de multiplicação até 5), e  outra para as demais séries (tabuada  de multiplicação completa, sendo retirado os fatos que são multiplicados por 1 e por 2);
·    A ordem de participação será do 1º ao 5º  ano na ordem do diário;
·    O diretor cronometrará o tempo;
·     A coordenadoras farão a computação e anotação dos pontos;
·        O aluno (a) terá cinco (05) segundos para responder (a partir do instante que a tabuada for perguntada);
·        Se o(a) aluno (a) falar o resultado errado não terá  nova chance para responder;
·       As rodadas serão eliminatórias (quem errar sairá após o término da rodada);
·        Se por ventura todos errarem na rodada terá nova rodada;
·        Quando encontrar os três colocados (1º, 2º e 3º lugares) a competição encerrará;
·        Caso haja empate ao finalizar a quinta (5ª) rodada, os empatados passarão a responder numa folha;
·      Estará impresso numa folha a tabuada (sortida) para os alunos responderem ( de acordo com o nível. A mesma quantidade para todos);
·          Terão sessenta (60) perguntas sortidas;
·        Cada aluno receberá uma folha com a tabuada, com espaço para respondê- la a caneta;
·        Será dado um tempo de dois (2)  minutos para os alunos responderem;
·        O participante não poderá responder ao finalizar o tempo;
. A folha  de tabuada não poderá ter rasuras, caso isso ocorra o fato será considerado errado;
    
. A folha de tabuada deverá estar legível, caso isso não ocorra o fato será considerado errado;

·        Ao encerrar o tempo o participante que tiver mais acerto será o campeão/campeã e consequentemente conheceremos os demais colocados;
·        Se permanecer o empate  conceder mais um (1) minuto para responderem;

Nesta etapa final, os alunos do 2º ano responderão a tabuada do 2 ao 5, sendo retirados os fatos que se repetem. Exemplo: 2x1, 3x1;
. Os alunos do 3º ano responderão a tabuada do 3 ao 9, sendo retirados os fatos que se repetem. Exemplo: 3x1, 4x1;
. Os alunos do 4º e 5º responderão a tabuada do 4 ao 9 sendo retirados os fatos que se repetem. Exemplo: 4x1, 5x1;

·        Caso o aluno repita o fato não será desclassificado.




PREMIAÇÕES


·        Cada professor ficará responsável pela aquisição de premiação/brindes junto aos pais, ou como achar mais conveniente, já que serão muitos alunos para serem premiados;
·        A escola conseguirá junto à secretaria municipal de educação troféus e medalhas;
·        Receberão premiação os alunos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar de cada sala, sendo: 1º lugar (1 troféu e 1 medalha); 2º lugar (1 medalha) e 3º lugar (1 medalha). Além dos prêmios adquiridos;
·        Os alunos que ficarem em 4º e 5º lugares de cada sala receberão medalhas de acordo com as colocações;
·        Fica a critério do professor regente se irá premiar os alunos que ficarem em 4º e 5º lugares (premiação adquirida/brindes);





RECURSOS UTILIZADOS:


·        Cd musical da tabuada;
·        Computador;
·        Data show;
·        Dominó e bingo  de multiplicação e adição;
·        Aplicativos(SEBRAN,tabuada divertida).




















CRONOGRAMA


FASE DE DIVULGAÇÃO:
Do dia 01 A 03 de Setembro de 2014


GRUPO DE ESTUDO NO COMPUTADOR :
 Do dia 04 a 08 de setembro de 2014.



1ª FASE:
Dia  09 de setembro de 2014(terça-feira)

.
SEMIFINAL 
Dia 19  de setembro de 2014
Dia19 de setembro = (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano)




GRANDE FINAL


       Dia 26 de Setembro de 2013 (SEXTA-FEIRA)





DIVULGAÇÃO:

    O projeto foi elaborado pelo grupo gestor e professores e ficará a disposição dos professores para  leitura e possíveis mudanças(mudanças até o dia 29/08) Em seguida será divulgado no mural, no blog da escola escolafdeassis e no facebook.
    No blog e no mural da escola serão divulgados os classificados em cada etapa e o resultado final.